Reconstrução e paciência. Essas duas palavrinhas são cruciais para entender os momentos e os processos que precedem o clássico Manchester United x Arsenal. Pelo lado dos Diabos Vermelhos, o clube busca uma identidade após tentativas fracassadas de substituir Sir Alex Ferguson; enquanto os Gunners querem consolidar o técnico Unai Emery, que assumiu os londrinos após a saída do também lendário Arsène Wenger.
E esses dois clubes ficarão frente a frente nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil. A peleja que encerra a rodada será disputada no Old Trafford, casa do Manchester United.
Listamos 5 comemorações icônicas da era Premier League
Os mandantes chegam para este jogo em busca da reabilitação, já que fizeram uma partida apática diante do West Ham na rodada anterior e acabaram sendo derrotados por 2 a 0. O técnico Ole Gunnar Solskjaer segue tentando dar uma identidade a esse time.
Para o jogo desta segunda, o meio-campista Paul Pogba e os atacantes Anthony Martial e Marcus Rashford são dúvidas. Caso o trio fique de fora, o United perde seus três principais jogadores ofensivos, abrindo espaço para os irregulares Juan Mata e Jesse Lingard e a jovem promessa Mason Greenwood.
Em coletiva, Ole afirmou que Martial, Rashford e Pogba são dúvidas para o clássico, Jones está fora até depois do fim da Data Fifa e Shaw está se recuperando, mas não tem previsão de retorno. Dalot e Angel Gomes estavam lesionados e por isso não enfrentaram o Rochdale.
— Man. United Brasil (@ManUtdBR) September 27, 2019
Pelo lado do Arsenal, os Gunners vão em busca da sua primeira vitória em jogos grandes na temporada para tentar embalar de vez. A equipe de Unai Emery conquistou um triunfo gigantesco na rodada anterior ao derrotar de virada e com um homem a menos o Aston Villa.
Quem segue fora e perde o clássico desta segunda é o atacante francês Alexander Lacazette. Porém, o lateral-esquerdo Kieran Tierney, uma das principais contratações dos Gunners na temporada, poderá fazer a sua estreia na Premier League diante do United.
Tentando projetar cenários para o jogo desta segunda, dá para imaginar um United que vai preferir não ter a bola, buscando a transição rápida e o poder de definição de seus atacantes.
Leia mais: Modo Carreira do FIFA 20: 10 jogadores jovens e baratos para contratar

Neste cenário, será fundamental a presença do trio Pogba, Martial e Rashford, os três terão participação tanto na construção quanto na definição. Caso nenhum desses atue, o United certamente terá problemas. E o que inicialmente seria uma estratégia, pode se tornar uma pobreza de ideias e repertórios. Repetindo: apenas cenários.
Pelo lado do Arsenal, dá para imaginar os Gunners tendo um pouco mais a bola, mas buscando na maioria das vezes fazer uma transição rápida e lançar os atacantes Pierre-Emerick Aubameyang e Nicolas Pépé.
O sistema defensivo de ambos ainda é um problema. Nenhum dos dois é sólido e pode ser o diferencial neste jogo. Por motivos diferentes, as defesas de Arsenal e United ficam expostas em momentos da partida. Então, quem souber aproveitar melhor a fragilidade do outro, vai se sair bem.
Aubameyang e Rashford são as esperanças de gols de Arsenal e United, respectivamente, no clássico desta segunda. Dois jogadores que já mostraram o faro de artilheiro e o poder de decisão em jogos grandes.
Manchester United x Arsenal é um confronto que envolve rivalidade, emoção e é uma disputa direta por uma vaga no Top 4, principal objetivo de ambos os clubes, que passam por uma reconstrução em níveis diferentes.
Prováveis escalações para Manchester United x Arsenal:
Manchester United: De Gea; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Young; Matic, McTominay e Fred (Pogba); James (Mata), Martial (Lingard) e Rashford (Greenwood). Técnico: Solskjaer
Arsenal: Leno; Chambers, Sokratis, David Luiz e Kolasinac (Tierney); Guendouzi, Xhaka e Ceballos; Pépé, Saka e Aubameyang. Técnico: Unai Emery