Arsenal e Manchester United é um dos clássicos mais tradicionais do futebol inglês e reúne dois dos maiores clubes do país. A rivalidade feroz entre Gunners e Red Devils cresceu especialmente a partir dos anos 1990 e 2000.
O retrospecto histórico de Manchester United x Arsenal
- 241 jogos disputados
- 99 vitórias do Manchester United
- 89 vitórias do Arsenal
- 53 empates
Arsenal e Manchester United pode até ser considerado o principal clássico inglês da Premier League dessa época. Red Devils e Gunners disputavam títulos do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra a cada ano, com uma rivalidade cada vez mais crescente. De um lado, Arsène Wenger. De outro, Sir Alex Ferguson.
Esse período também foi marcado por polêmicas inesquecíveis. Confrontos acalorados entre Patrick Vieira e Roy Keane se tornaram símbolos desses duelos. Outros momentos emblemáticos incluem a provocação de Martin Keown após Ruud van Nistelrooy perder um pênalti, e o famoso episódio das pizzas arremessadas por Cesc Fàbregas no vestiário do Manchester United. Esses e tantos outros episódios ficaram gravados na história do futebol inglês.
Os clássicos eram tão pegados que sete cartões vermelhos foram mostrados em partidas entre os dois times entre fevereiro de 1997 e fevereiro de 2005
Primeiro confronto do clássico Manchester United x Arsenal
- Newton Heath (antigo nome do Manchester United) 3×3 Woolwich Arsenal (antigo nome do Arsenal). O jogo foi válido pela Segunda Divisão do Campeonato Inglês de 1894.
Jogador com mais aparições
- Ryan Giggs – 50 jogos
Maior artilheiro do clássico
O grande goleador da história do clássico entre Gunners e Red Devils é o inglês Wayne Rooney, que marcou 12 gols.