Manchester United x Arsenal: O confronto nos anos 90 que deu briga e gerou perda de pontos

5 minutos de leitura

Os duelos entre Manchester United e Arsenal viraram um clássico quente a partir do fim dos anos 1980, e a rivalidade entre os dois se mantém até os dias de hoje. Em outubro de 1990, a história do confronto ganhou um capítulo histórico em que o menos marcante foi o resultado do jogo.

Uma briga entre 21 atletas dos dois times gerou uma multa de 50 mil libras para cada clube e uma punição de perda de pontos na tabela (dois para o Arsenal e um para o United) após decisão da Federação Inglesa. Só o goleiro dos Gunners David Seaman não participou da confusão.

O Arsenal recebeu uma punição maior que o United porque era reincidente. Um ano antes, o time londrino se envolveu em caso parecido na partida contra o Norwich.

A jogada que gerou a polêmica foi uma disputa de bola quente entre quatro jogadores, dois dos Gunners (Limpar e Winterburn) e dois dos Red Devils (Irwin e McClair). As entradas ríspidas de ambos os lados se tornaram em poucos segundos uma briga generalizada. Só Limpar e Winterburn receberam cartão amarelo pela confusão.

Os Gunners venceram o jogo por 1 a 0, com gol do sueco Anders Limpar, mas o episódio lamentável é que ficou na história do futebol inglês.

Ambos os clubes multaram seus jogadores e sobrou até para o técnico do Arsenal, George Graham. Uma comissão de sete diretores foi montada para julgar o caso, ouvindo a equipe de arbitragem e assistindo a vídeos do episódio. O caso gerou repercussão fora da Inglaterra e resultou na pressão da Uefa sobre a Federação Inglesa.

Manchester United x Arsenal: da briga à distância na tabela

Com a dedução de pontos, o Arsenal estava em segundo lugar, oito pontos atrás do líder Liverpool e um à frente do rival Tottenham. Apesar da distância considerável, a punição não afetou a tabela final de classificação. No final, os Reds “derreteram” e foram ultrapassados pelos Gunners.

O Arsenal acabou campeão inglês — a Premier League ainda não havia sido criada –, com sete pontos a mais que o vice Liverpool e apenas uma derrota na campanha vencedora.

Já o Manchester United, sob comando de Alex Ferguson, terminou apenas na sexta posição. Os Red Devils ainda tentavam se encontrar com o treinador escocês, que viria a fazer história na Inglaterra anos depois.

Sir Alex Ferguson com a taça da Premier League
Sir Alex Ferguson com a taça da Premier League. (Foto; IMAGO)
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]