Diferente de seus colegas de time, o meia do Manchester United, Casemiro, não ficou em silêncio e foi até as redes sociais para manifestar sua tristeza em relação aos ataques racistas que seu companheiro de seleção, Vinicius Junior, vem enfrentando nos jogos do Real Madrid.
Vini desabafou nas redes sociais, após a derrota para o Valencia nesse domingo (21), sobre os gritos de “macaco” direcionados ao jogador durante o segundo tempo. O jogo chegou a ser paralisado por nove minutos por conta das ofensas e os jogadores do time adversário tiveram que pedir para a torcida parar com os cânticos preconceituosos. Entretanto, quem foi punido foi o próprio atacante brasileiro, que acabou sendo expulso da partida. O caso gerou revolta em um ex-companheiro de Real Madrid.
Casemiro de manifesta
— Me sinto decepcionado e muito triste ao ver, envergonhado, como se repetem episódios de racismo com meu companheiro de seleção, Vinicius Junior. Não podemos continuar tolerando esse problema que transcende o esporte, afeta toda a sociedade e segue impune. Não basta uma condenação pública, é necessária uma punição — publicou Casemiro.
Por fim, o meia do Manchester United e da seleção brasileira cobrou La Liga para que providências sejam tomadas com urgência.
— La Liga deve tomar medidas exemplares com urgência, porque esses repetidos incidentes de racismo mancham a imagem não só do futebol espanhol, mas também de todo o futebol mundial. E o sentimento deve ser unânime: tolerância zero!!!! — completou Casemiro.
Em seu desabafo, Vinicius Junior protestou contra La Liga dizendo que os racistas foram “premiados” com sua expulsão. “Não é futebol, é La Liga”, publicou Vini em seu Instagram.
— Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui — escreveu o jogador.
Me sinto decepcionado e muito triste ao ver, envergonhado, como se repetem episódios de racismo com meu companheiro de Seleção Vinícius Junior.
— Casemiro (@Casemiro) May 22, 2023
Não podemos continuar tolerando esse problema que transcende o esporte, afeta toda a sociedade e segue impune. Não basta uma… pic.twitter.com/Xkx0LL0Aht
Casemiro e Vinicius Junior jogaram juntos no Real Madrid, onde conquistaram nove títulos:
- Mundial de Clubes da Fifa: 2018 e 2022
- Supercopa da Espanha: 2019–20 e 2021–22
- Campeonato Espanhol: 2019–20 e 2021–22
- Liga dos Campeões da Uefa: 2021–22
- Supercopa da Uefa: 2022
- Copa do Rei: 2022–23
Na seleção brasileira, Casemiro e Vinicius Junior jogaram juntos a Copa do Mundo do Catar, em que o Brasil acabou eliminado para a Croácia nas oitavas de final.
O que diz La Liga
La Liga divulgou um comunicado dizendo que solicitou imagens para investigar o caso e, se os crimes de ódio forem comprovados, que irá tomar as ações legais cabíveis. A entidade também declarou que “se mostrou proativa em todos os incidentes racistas contra o jogador do Real Madrid” e que apresentou a denúncia de nove episódios de racismo sofridos por Vinicius Junior nas últimas duas temporadas.
Ao mesmo tempo, o presidente de La Liga, Javier Tebas, foi ao Twitter para rebater as acusações do brasileiro, mandando Vinicius Junior “se informar melhor e entender as competências de cada um dos envolvidos”.
— Tentamos explicar para você (Vinicius Junior), mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar La Liga, é preciso que você se informe bem Vinicius Junior. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos — publicou Javier.
As declarações do presidente desencadearam outra reação de Vinicius, que não poupou críticas ao responsável por gerir o principal campeonato do país.
— Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove — escreveu o atacante.
Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023
Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa…
Omitir-se só faz com que você se… https://t.co/RGO9AZ24IA
O porta-voz do Valencia, Javier Solís, por sua vez, afirmou que o clube está “trabalhando para identificar a pessoa (que gritou insultos racistas contra Vinicius).”
Posicionamento do Real Madrid
O Real Madrid condenou a postura da Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF), a chamando de passiva no combate ao racismo no país. O clube também criticou a arbitragem da partida contra o Valencia e, principalmente, a expulsão de Vinicius Junior. Além disso, o time merengue agradeceu o apoio do presidente Lula e de outras personalidades (leia a nota na íntegra clicando aqui).
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, reuniu-se com Vinicius Junior na manhã desta segunda-feira (22) para mostrar apoio ao atacante e o informar que todas as diligências em sua defesa estão sendo tomadas e que o clube irá até as últimas consequências para enfrentar os ataques racistas que vem sofrendo.
El presidente del Real Madrid se ha reunido con @ViniJr para mostrarle su apoyo y su cariño, para informarle de todos los pasos que se están realizando en su defensa y para confirmarle que el club llegará hasta las últimas consecuencias ante una situación tan repugnante de odio. pic.twitter.com/vu18Lf0nif
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 22, 2023
Vinicius Junior: Ancelotti critica La Liga
O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, se recusou a falar sobre qualquer outro assunto que não fosse o ataque racista a Vinicius Junior, após a partida.
— Não quero falar de futebol. Vocês querem falar de futebol? Foi mais que uma derrota. Não parece? Eu sou muito calmo, mas aconteceu algo que não pode acontecer. Um estádio gritando “macaco” a um jogador, e um treinador pensar em ter que tirá-lo por isso. Algo está muito errado nesta liga. Nada acontece — desabafou Ancelotti, ao canal “Movistar”.