Manchester United e Tottenham se enfrentam neste domingo (29) em Old Trafford às 12h30 (de Brasília) pela 6ª rodada da Premier League, mas os times também travam um embate interessante fora dos gramados.
Ambos os clubes têm interesse na contratação do meio-campista Angel Gomes, do francês Lille, de acordo com o site “GiveMeSport”. O atleta tem 24 anos e está avaliado em 25 milhões de euros, cerca de R$ 152 milhões na cotação atual.
De volta para casa?
Gomes foi revelado pelo Manchester United e fez o primeiro jogo pelo profissional do clube em 2017, aos 16 anos, ainda com José Mourinho como técnico. Na ocasião, se tornou o atleta mais jovem a atuar em uma partida oficial da equipe desde Duncan Edwards em 1953.
Contudo, não teve muitas chances posteriormente, seja com o treinador português ou com o norueguês Ole Gunnar Solskjaer, e fez apenas 10 partidas nos Red Devils entre as temporadas 2016/17 e 2019/20. Em agosto de 2020, foi vendido ao Lille, mas acabou emprestado ao Boavista, de Portugal.
O atleta fez 32 jogos no futebol português e marcou seis gols, além de ter contabilizado seis assistências. O desempenho o fez retornar ao Lille em junho de 2021 para integrar o plantel a partir da temporada 2021/22.
O Manchester United pensa em usar o “ambiente familiar” para convencer Gomes a voltar e, segundo o site, o técnico Erik ten Hag já colocou membros do scout do clube de olho nas atuações do meia para apontar como ele se encaixaria melhor na equipe.
A ideia é repatriar o jogador para recompor possíveis ausências de Eriksen ou Casemiro ao final da temporada, de acordo com o portal “Manchester Evening News”. O contrato do dinamarquês termina em junho de 2025; já o do brasileiro chega ao fim apenas em 2026, mas o clube não descarta negociá-lo antes do período.
O ‘trunfo’ do Tottenham
Se o United quer usar a carta de “o bom filho à casa torna”, o Tottenham já pensa em recorrer ao fato de Gomes não ter se estabelecido nos Red Devils nas primeiras oportunidades para vencer a disputa, de modo a apontar que respirar novos ares no futebol inglês pode ser a melhor escolha para o jogador.
Os principais fatores que fazem o meia ser uma boa possível adição ao grupo gerido por Ange Postecoglou são a experiência e o talento para distribuir jogadas.
O atleta tem habilidade para atuar como volante, meia e até atacante, e pode ser uma opção de reposição para Bentancur ou até para jogar ao lado de Lucas Bergvall e Archie Gray, jovens recém-contratados pelos Spurs.
Versatilidade como ponto forte
Por falar na versatilidade, diante do calendário de jogos, esta particularidade de Gomes seria atrativa para os dois times. O inglês chamou a atenção do Lille principalmente por poder atuar como um exímio “camisa 10” ou como ponta, e se consolidou no clube francês como armador.
Atributos como “boa leitura de jogo” e “criatividade” foram destacados pelo site “TEAMtalk” como importantes características que Gomes possui.
Estas distinções fizeram do meia um grande garçom para os companheiros. Na temporada 2022/23, foram seis assistências em 39 jogos. Já no ciclo passado, Angel Gomes deu 10 passes para gols em 45 jogos.
A versatilidade também foi o ponto forte dele nas categorias de base da seleção inglesa, inclusive sob o comando de Lee Carsley, atual técnico interino da seleção principal da Inglaterra que comandou o sub-21 de 2021 a 2024.
Gomes se sagrou campeão da Eurocopa 2023 com o juniores do English Team e atuou mais como um segundo volante no torneio. Curtis Jones, do Liverpool, e Morgan Gibbs-White, do Nottingham Forest, foram alguns dos companheiros dele no meio-campo.
— Eu tentava triangular com eles e criar maneiras de colocar o ‘número 10’ na bola, porque, quando eu jogo como 10, quero estar na bola o máximo possível. No futebol, o elo principal do time é o meio-campo. Tudo vem de lá —, afirmou Gomes em entrevista ao “The Athletic” em 2023.
O jogador também destacou a importância de cumprir bem a função determinada previamente. “Não era o caso de eu mostrar o que posso fazer quando jogo mais avançado. Era apenas ser disciplinado. Posso jogar como ‘6’, como ‘8’, como ’10’ e como falso nove. Já joguei na esquerda e na direita. Então, é só fazer o que aquele jogo em específico precisa”, declarou.
Gomes foi uma das surpresas da lista de convocados por Carsley para os compromissos da seleção inglesa principal na última Data Fifa. A estreia ocorreu em Irlanda 0 x 2 Inglaterra no dia 7 de setembro pela Nations League, ao substituir Mainoo aos 32 minutos do segundo tempo.
O vínculo com o Lille termina em junho de 2025, e o jogador pode assinar pré-contrato com clubes de fora da França já na próxima janela, em janeiro de 2025.