‘Quase um ditador’: ten Hag, do Manchester United, é detonado por ex-jogador

1 minuto de leitura

Apontado como o responsável por recuperar o futebol e a competitividade do Manchester United, o técnico Erik ten Hag frequentemente aparece em manchetes positivas pelo mundo, principalmente depois dos Red Devils conquistarem o título da Copa da Liga Inglesa contra o Newcastle. No Old Trafford, o treinador colocou os Diabos Vermelhos na terceira posição da Premier League, na semifinal da Copa da Inglaterra e nas quartas de final da Liga Europa.

Porém, nem sempre Erik ten Hag teve essa imagem. Pelo menos é o que conta um jogador que foi treinado pelo holandês de 2013 a 2015, no time reserva do Bayern de Munique. O meia Riccardo Basta, hoje no VfR Garching (da quinta divisão alemã), de 28 anos, deu uma declaração forte sobre seu ex-técnico.

— Toda criança sonha em ser jogador de futebol profissional e no Bayern estive muito perto desse sonho. Mas eu fui ridicularizado e falsas promessas foram feitas. Após minha primeira extensão de contrato, ele (Ten Hag) me disse que eles estavam contando comigo e que havia um plano para mim. Eu deveria me tornar um elo entre o primeiro e o segundo time e ocasionalmente estar no time. Achei ótimo, claro. No final, porém, não deu em nada — contou Basta em entrevista ao “Sport 1”.

O meia passou cinco anos nas categorias de base do Bayern de Munique e acabou deixando o clube em 2017. Basta passou por vários clubes alemães até chegar no Garching. Ten Hag, por sua vez, passou dois anos como técnico do time reserva bávaro e levou a equipe à Regionalliga Bayern (quarta divisão alemã).

O treinador acabou deixando o clube para ingressar no Utrecht, da Holanda, como diretor esportivo e, depois, em 2015, como comandante do banco de reservas. Dois anos depois, ele foi para o Ajax, onde conquistou seis títulos: Campeonato Holandês (2018-19, 2020-21 e 2021-22), Copa da Holanda (2018-19 e 2020-21) e Supercopa da Holanda (2019).

— Pessoalmente, eu não tinha um bom relacionamento com Ten Hag. Ele foi quase um ditador. Ele tinha um plano e nós jogadores tínhamos que segui-lo — complementou Basta.

Em 12 jogos na temporada (todos como titular), Riccardo Basta não marcou nenhum gol e não deu nenhuma assistência. Pelo outro lado, no Manchester United desde junho de 2022, Erik Ten Hag acumula 35 vitórias, sete empates e oito derrotas, dando em um aproveitamento de 75%.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.