O Manchester United dá início a mais uma temporada nesta sexta-feira (16). Os Red Devils enfrentarão o Fulham, em Old Trafford, às 16h (horário de Brasília), no que será a primeira partida da temporada 2024/25 da Premier League.
No entanto, o técnico Erik ten Hag já começou a campanha sendo pressionado, pelo menos do lado de fora. Segundo Gary Neville, ídolo do clube, o holandês pode ser demitido ainda no início da temporada.
Ten Hag pressionado no Manchester United?
Neville acredita que há “muito trabalho a fazer” se o treinador quiser evitar ser demitido nos primeiros três meses da temporada — mesmo tendo sido bancado pela direção após um ano ruim em 2023/24.
Apesar de ter conquistado a FA Cup sobre o Manchester City, o trabalho do holandês ainda recebeu críticas. Ele teve seu contrato renovado e sua função sofreu mudanças depois da chegada do novo dono, Jim Ratcliffe.
No entanto, o ex-lateral-direito do clube inglês acredita que, se os resultados iniciais não forem positivos, o comandante pode ser demitido antes da virada do ano.
— Acho que a nova hierarquia tem muito trabalho a fazer nos bastidores sem ter que pensar em substituir o treinador nos primeiros dois ou três meses da temporada, o que colocaria ainda mais pressão sobre eles — disse à “BBC”.
Ele reforça que não torce contra o sucesso do treinador e que os torcedores também não devem esperar pela demissão, mas ela teria de ser considerada em caso de resultados ruins.
— Não acho que seja a intenção de ninguém no clube e nem dos torcedores, mas se esses resultados [nos primeiros dois meses da temporada] forem ruins, ele sofrerá grande pressão.
A situação de Ten Hag
Além de lhe oferecer um novo contrato, a direção do United também apoiou fortemente Ten Hag na janela de transferências, com Leny Yoro, Joshua Zirkzee, Matthijs de Ligt e Noussair Mazraoui chegando este verão.
O holandês ainda alertou que pode ser um início de temporada lento, dado o número de novos jogadores e os desfalques, mas insistiu que tinha grandes expectativas de vencer um troféu pelo terceiro ano consecutivo.
— Estamos completos e agora trabalhamos juntos por, digamos, 10 dias e isso sempre levará algum tempo. Mas mais equipes terão esse problema — disse Ten Hag antes do confronto com o Fulham.
— Mas temos que ir jogo a jogo para melhorar, para obter níveis de desempenho mais altos na equipe e em jogadores individuais, e veremos o quão rápido podemos entrar nesse processo. Conhecemos nossos objetivos, sabemos que estamos na direção certa, sabemos que ganhamos dois troféus e conhecemos nosso modelo de jogo — finalizou.