Omar Berrada, presidente-executivo do Manchester United, e Dan Ashworth, diretor esportivo do clube, deram declarações à imprensa inglesa algumas horas antes da derrota por 3 a 0 para o Liverpool no Old Trafford, no último domingo (1º).
Ambos disseram que estão convencidos de que o Manchester United caminha na direção certa sob o comando do técnico Erik ten Hag. Eles elogiaram a decisão do coproprietário do clube, Sir Jim Ratcliffe, em continuar com o treinador holandês, que venceu a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra em suas duas primeiras temporadas no Old Trafford.
Ratcliffe entrevistou Thomas Tuchel, Kieran McKenna, Mauricio Pochettino e Thomas Frank enquanto pensava em demitir Ten Hag em maio, mas decidiu continuar com o holandês, que ganhou moral entre os torcedores do Manchester United depois que seu time derrotou o Manchester City na final da FA Cup.
Entretanto, em vez de oferecer a Ten Hag um acordo de longo prazo, Ratcliffe decidiu acionar uma cláusula de extensão de um ano em seu contrato, o que foi visto por alguns torcedores como um sinal de que o empresário bilionário não tinha total confiança nele.
— Em termos de contrato, essa foi uma decisão tomada antes das nossas chegadas. Mas estamos muito felizes com essa decisão. Erik tem nosso total apoio e trabalhamos muito próximos nesta janela de transferências. Continuaremos trabalhando muito próximos a ele para ajudá-lo a obter os melhores resultados para a equipe — disse Berrada.
Ashworth e sua equipe fizeram sua parte para ajudar o Ten Hag trazendo cinco novas contratações a um custo de quase 200 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão). Leny Yoro, Matthijs de Ligt, Noussair Mazraoui, Manuel Ugarte e Joshua Zirkzee se juntaram ao clube em uma janela considerada por Berrada como um grande sucesso.
— Eu realmente gostei de trabalhar com Erik nas últimas oito semanas. Vejo que meu trabalho é apoiá-lo de todas as maneiras que posso, seja operacionalmente, com recrutamento, médico, com psicologia, fluxo de campo de treinamento. É tirar tudo isso para que ele se concentre totalmente no campo de treinamento e no plano tático da partida para entregar sucesso ao Manchester United — disse Ashworth.
Quanto tempo para o United alcançar o City?
Antes de ingressar ao Manchester United, Berrada subiu na carreira no Manchester City, comandando operações comerciais antes de se tornar diretor de operações de futebol do City Football Group.
O dirigente esteve envolvido nas negociações para levar jogadores como Erling Haaland para o Manchester City.
Quando perguntado sobre quanto tempo levaria para o Manchester United começar a desafiar times como City e Liverpool por grandes troféus, Berrada disse que é quase impossível estabelecer um prazo.
— Quando você olha para os times que têm sido bem sucedidos consistentemente por muitos anos, é porque eles têm o treinador certo, contrataram os jogadores certos, têm a estrutura certa em torno do treinador e dos jogadores; você precisa tomar boas decisões consistentemente por muitos anos para chegar a uma posição em que você seja um clube financeiramente sustentável que está competindo para vencer todas as competições.
Apesar do início difícil da temporada do Manchester United (apenas uma vitória em três jogos), Berrada está confiante de que tempos melhores virão para o clube.
— Não queremos apenas ganhar uma Premier League e depois ficar satisfeitos. Queremos criar um time que seja capaz de competir pela Champions League, pela Premier League e pelas copas nacionais de forma consistente — finalizou o CEO do Manchester United.