‘Obsessão’ com série da Netflix e trauma com dinheiro: As origens de Rúben Amorim, novo técnico do United

6 minutos de leitura

Novo técnico do Manchester United, Rúben Amorim parece ter se encantado por uma cidade do norte da Inglaterra por outro motivo. O jornal “Mirror” revelou que o treinador português é obcecado pela série Peaky Blinders, tendo assistido às três primeiras temporadas em poucos dias.

Embora o seriado esteja ambientado em Birmingham na década de 1920, Amorim terá o set icônico na porta de sua casa, já que muitas das filmagens de Peaky Blinders foram feitas em Manchester e arredores.

Ele poderá se ambientar no cenário de sua série favorita enquanto recebe um salário de aproximadamente 7 milhões de libras (R$ 53,13 milhões) por ano, quase o triplo do que ele recebia no Sporting — 2,7 milhões de libras (R$ 20,5 milhões).

Mas assim como Thomas Shelby, Amorim tem uma origem humilde. Seu pai Virgilio é conhecido pelos moradores de Lisboa como “O Rei das Chaves” depois de abrir sua própria empresa de chaves há 35 anos, e sua mãe trabalhou como contadora.

Depois que seus pais se separaram quando ele tinha apenas um ano de idade, Amorim passou seus primeiros anos vivendo em um modesto apartamento em Alverca do Ribatejo, 24 quilômetros ao norte do centro da cidade de Lisboa.

Uma história curiosa contada na reportagem do “Mirror” é um trauma do treinador do Manchester United. Amorim ficou traumatizado quando foi assaltado na adolescência. Ele passou a esconder dinheiro em suas meias antes de sair de casa depois disso.

O pai de Amorim alimentou o talento futebolístico do filho o levando para sessões de treinamento em sua van Ford Transit lotada de propagandas de sua empresa de corte de chaves, que ele ainda administra num local abaixo de um bloco de apartamentos, apesar de já ter mais de 70 anos.

Virgilio também inspirou o amor do filho pelo Benfica, clube que Rúben Amorim iniciou a carreira como jogador com apenas nove anos. Lá foi apelidado de “um pequeno gênio”.

Amigos da família dizem que Rúben Amorim e seu pai continuam sendo torcedores e sócio-torcedores do clube, apesar de seu sucesso com o rival Sporting.

Ideologia de vida

Rúben Amorim Manchester United Sporting
Rúben Amorim, técnico do Sporting, deve ser o novo treinador do Manchester United (Foto: Icon Sport)

Tudo o que passou na infância e na adolescência formou sua visão de mundo. Amigos próximos dizem que, assim como Thomas Shelby, ele tem um posicionamento de centro-esquerda. Amorim demonstrou esse lado no Catar, onde jogou pelo Al-Wakrah em sua última temporada como jogador.

Ele ficou indignado quando seus companheiros de equipe ficaram sem receber enquanto ele, como estrangeiro, continuou recebendo seu alto salário.

Eu disse a eles que isso não poderia acontecer, que eles tinham que bater o pé e parar de treinar — disse Amorim em uma entrevista à “TVI” em 2017.

Enquanto treinava o clube português Casa Pia em 2018, ele pagou pessoalmente um ano de aluguel para o zagueiro Deritson Lopes depois que descobriu que ele estava trabalhando à noite em uma empresa de fast-food para sustentar seus três filhos.

E enquanto trabalhava no Braga B, onde venceu a Copa da Liga de 2020, ele também apoiou seus assistentes depois que eles ficaram sem pagamento por alguns meses.

Intelectualidade de Amorim

Rúben Amorim, novo técnico do Manchester United, em Porto x Sporting
Rúben Amorim, novo técnico do Manchester United, em Porto x Sporting (Foto: SOPA Images/Imago)

Rúben Amorim não gosta de redes sociais e raramente consome bebida alcoólica. Ele prefere jogar Football Manager, ler livros de história e filosofia, além de biografias, nas horas vagas, algo distante da realidade de alguns ex-jogadores.

Cristiano Ronaldo, antigo companheiro de seleção portuguesa, uma vez o chamou de “poeta” em uma entrevista coletiva em 2021 devido à sua capacidade de transmitir ideias de maneira clara e criativa.

Mas Amorim também tem suas fragilidades. Em 2019, consultou um psicólogo para controlar a raiva, enquanto fazia uma pós-graduação em Treino de Futebol de Alto Rendimento na Faculdade de Motricidade Humana de Portugal.

Amorim foi forçado a se aposentar com apenas 32 anos após sofrer uma ruptura completa do ligamento cruzado do joelho direito. Mas amigos dizem que ele ainda acorda às 6h da manhã todos os dias para ir à academia e também joga tênis, padel e golfe. Além disso, o novo técnico do Manchester United pratica kickboxing para liberar energia reprimida.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.