O novo proprietário minoritário do Manchester United Sir Jim Ratcliffe planeja fortalecer a posição financeira do clube ainda este ano. Segundo o site inglês “Football Transfers”, a ideia é injetar fundos pessoais no clube para permitir novas contratações.
O bilionário britânico e proprietário da INEOS, cuja participação parcial no clube da Premier League foi anunciada na véspera de Natal, expressou sua intenção de criar mais margem sob as regulamentações do Fair Play Financeiro. Isso permitiria aos Red Devils aumentar seu “saldo devedor” permitido de 15 milhões de libras para 105 milhões durante o período de análise.
A manobra financeira de Ratcliffe
A ideia de Ratcliffe é que, injetando dinheiro no clube, o balanço financeiro fique positivo e, por isso, seja permitido que os Red Devils gastem mais. As leis do Fair Play Financeiro na Premier League ditam que, quando cada equipe totaliza suas contas anuais, elas não podem ter tido um prejuízo superior a 105 milhões de libras ao longo das três temporadas anteriores.
Espera-se que essa manobra financeira estratégica forneça ao United um impulso substancial em suas capacidades de gastos este ano, possivelmente permitindo que o clube invista entre 200 e 300 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão) em aquisições de jogadores — embora o valor final varie dependendo de a equipe se classificar para a Champions League ou Europa League.
Fontes do Football Transfers afirmam que Ratcliffe tem uma visão que envolve a construção de uma “base britânica sólida” dentro do elenco, especialmente com jogadores abaixo dos 25 anos.
A ênfase não está apenas no talento local, mas também na aquisição de jogadores já provados na Premier League, acreditando que uma mistura de ambos fortalecerá a posição do clube no presente e no futuro distante.
Quem pode chegar no Manchester United
Entre os jogadores supostamente na mira da INEOS estão o ponta inglês naturalizado francês Michael Olise, do Crystal Palace, que tem uma cláusula de liberação de 60 milhões de libras que deverá ser ativada na próxima janela de transferências, e Jarrad Branthwaite, jovem zagueiro do Everton, um dos primeiros alvos do clube na última janela.
Essa injeção de fundos pessoais por Ratcliffe ocorre em um momento crucial para o Manchester United, oferecendo uma saída para contornar as restrições do Fair Play Financeiro e permitindo que o clube seja mais competitivo no mercado de transferências. Atualmente, os Red Devils precisariam negociar jogadores para trazer novos reforços.
Segundo o site, algumas das maiores vendas provavelmente ocorrerão no verão. O diretor de futebol, John Murtough, recentemente viajou para a Arábia Saudita para conversar com clubes sobre possíveis saídas de jogadores de Old Trafford, para garantir esses acordos no início da próxima janela.
Casemiro, Varane e Jadon Sancho já foram especulados no mercado árabe e, mesmo que não seja este o destino, podem deixar o clube ainda em 2024.