O Manchester United poderia ter hoje em seu elenco um dos destaques do Marrocos na Copa do Mundo do Catar, mas viu sua proposta recusada na última janela de transferências.
O irmão do volante Sofyan Amrabat, que joga pela Fiorentina e pela seleção marroquina, revelou neste domingo (26) que o atleta teve ao menos três ofertas recusadas para deixar seu clube. Uma delas veio do United, que queria um empréstimo com opção de compra.
Leia mais:
- ‘Frustrante’: jogador do Manchester United lamenta falta de oportunidades
- Ancelotti na Seleção: presidente da CBF dá declaração impactante sobre novo treinador
A informação foi divulgada em entrevista que Nordin Amrabat deu ao veículo holandês “Voetbal Primeur”.
“Posso nomear três clubes que tiveram um interesse concreto nos últimos dois ou três dias da janela de transferências. O Manchester United queria um empréstimo com opção de compra, mas a Fiorentina rejeitou“, disse o irmão de Amrabat.
Nordin também teve uma carreira bem-sucedida no futebol. Irmão mais velho de Sofyan, ele começou a carreira na Holanda, onde vestiu a camisa do PSV, e também passou por Galatasaray, Málaga, Watford, Leganés e Al-Nassr, e estava em campo com Marrocos na Copa do Mundo de 2018. Aos 35 anos, ele hoje defende o AEK Atenas.
Sofyan Amrabat’s brother Nordin: “I can name three clubs who were concrete in the last two or three days of the transfer window”, told @VoetbalPrimeur. ??
? “Manchester United wanted a loan with an option to buy deal, Fiorentina rejected”. #MUFC pic.twitter.com/0xLO7aeMxV
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) March 26, 2023
A carreira do irmão mais novo, no entanto, parece ainda mais promissora. Sofyan também começou jogando na Holanda, onde se profissionalizou pelo Utrecht, e também jogou por Feyernoord, Club Brugge e Hellas Verona antes de chegar a Florença.
Aos 26 anos, o volante brilhou no Mundial de 2022, no Catar. Ele foi titular nas sete partidas da campanha histórica, que terminou com um quarto lugar para Marrocos — o primeiro país africano e árabe a fazê-lo –, e teve excelentes atuações contra times considerados superiores, como Bélgica, Espanha e Portugal.
Interesse de outros clubes além do Manchester United
O desempenho de Amrabat no Catar chamou tanta atenção que o marroquino foi alvo de várias especulações durante a janela de inverno. Além do Manchester United, cujo interesse foi agora confirmado pelo irmão, o volante também teve seu nome ligado a Liverpool, Chelsea e Barcelona.
Também foi divulgado que o clube espanhol fez uma proposta formal nos últimos dias da janela. Xavi ligou para Amrabat e o convenceu a jogar no Barça a ponto do marroquino se recusar a treinar pela Fiorentina e acabar afastado do elenco. Mas a Viola foi irredutível, recusou a proposta — três milhões de euros (R$ 17 milhões) pelo empréstimo, com opção de compra por 37 milhões de euros (R$ 209 milhões) — e ignorou a tentativa de Amrabat de forçar a sua saída.
Posteriormente, ele foi reintegrado ao elenco e voltou a ser valorizado. Ele foi titular nos últimos seis jogos da Fiorentina, nos quais o time italiano soma seis vitórias seguidas. No entanto, ainda não participou diretamente de nenhum gol pela Viola.
Amrabat na Serie A de 2022/23 pela Fiorentina
- 24 jogos – 20 como titular
- 56,5 passes certos por jogo – 1º do time
- 1 interceptação por jogo – 3º do time
- 60,7% de desarmes certos por jogo – 10º do time
- 0 gols e 0 assistências
Embora as negociações não tenham dado certo em janeiro, a boa fase e as lembranças de uma ótima Copa prometem tornar Amrabat novamente um alvo desejado na próxima janela de transferências.