Durante esta quarta-feira (6), o Manchester United publicou um pronunciamento acerca da situação do atacante Antony, acusado de agressões pela ex-namorada Gabriela Cavallin. Foi a primeira vez que o clube inglês falou sobre o assunto.
O comunicado foi publicado no site oficial do clube. A nota do Manchester United é curta e não definiu nenhuma ação imediata para a situação. Os Red Devils declararam que estão cientes das acusações contra Antony, acompanha as investigações feitas pelas autoridades e que irá aguardar novos desdobramentos do caso para tecer novos comentários.
Confira a nota divulgada pelo Manchester United na íntegra
O Manchester United está ciente das alegações contra Antony e observa que a polícia está conduzindo inquéritos. Enquanto se aguarda mais informações, o clube não fará mais nenhum comentário. Enquanto clube, nós estamos levando esse assunto a sério, com consideração sobre o impacto que essas alegações e as reportagens subsequentes têm em sobreviventes de abuso.
Antony entrou em campo pela última vez pelo Manchester United no duelo contra o Arsenal, no último domingo (3). Ele estava convocado para os jogos da seleção brasileira nos próximos dias, mas foi cortado após novas acusações.
Club statement.
— Manchester United (@ManUtd) September 6, 2023
As acusações de Cavallin contra Antony
As primeiras denúncias contra Antony por supostas agressões e ameaças saíram em junho deste ano. Segundo Boletim de Ocorrência divulgado pelo “Ge”, o incidente teria acontecido no dia 20 daquele mês, na Vila Regente Feijó, em São Paulo. À época, Gabriela solicitou medidas protetivas urgentes, além de ter pedido um exame de corpo de delito.
Na última segunda-feira (4), Gabriela Cavallin afirmou ao “Uol” que a primeira suposta agressão aconteceu em junho de 2022. Durante a mesma entrevista, ela também relatou que Antony havia tentado agredi-la com uma taça de vidro no rosto. Ao se defender da atitude, ela disse que sofreu cortes e ferimentos nas mãos.
O “Uol” apresentou vídeos e áudios que estavam no inquérito e que mostram detalhes das supostas agressões do jogador do Manchester United. Já na terça-feira (5), o jornal “Extra” divulgou uma matéria onde a ex-namorada afirmou também ter sido mantida trancada em uma quadra de futsal por Antony, para que ela não pudesse receber atendimento médico em um hospital.
Gabriela Cavallin havia denunciado Antony em São Paulo, mas recentemente decidiu também acusá-lo na justiça inglesa. De acordo com o jornal britânico “The Telegraph”, Antony está sendo investigado pela polícia da região metropolitana de Manchester (Greater Manchester Police).
Posicionamento de Antony
Tanto Antony quanto Junior Pedroso, seu empresário, já se manifestaram após as últimas denúncias tomarem publicidade. Os dois reforçaram que o jogador do Manchester United é inocente.
Comunicado de Antony
“Em respeito aos meus fãs, amigos e familiares me sinto na obrigação de me manifestar publicamente sobre as falsas acusações que tenho sido vítima. Desde o início tenho tratado esse assunto com seriedade e respeito, prestando os devidos esclarecimentos perante a autoridade policial.
O inquérito policial está sob segredo de justiça e, por isso, não posso tornar público o seu conteúdo. Contudo, posso adirmar com tranquilidade que as acusações e que a prova já produzida e as demais que serão produzidas demonstram que sou inocente das acusações feitas. Minha relação com a sra. Gabriela era tumultuada, com ofensas verbais de ambos os lados, mas jamais pratiquei qualquer agressão física.
A cada momento, seja em depoimento ou em entrevista, ela apresenta uma versão diferente das acusações. Assim, venho veementemente negar as acusações feitas e informar que permaneço à disposição das autoridades brasileiras para esclarecer o que for necessário.
Confio que as investigações policiais em andamento demonstrarão a verdade sobre minha inocência.”
Comunicado de Junior Pedroso, empresário de Antony, divulgado através de assessoria de imprensa
Estamos em silêncio porque existe um processo investigatório em uma delegacia de polícia em São Paulo. Estão sendo ouvidas várias pessoas que ela indicou como testemunha. O processo investigatório exige muita cautela para apurar os fatos com o máximo de cuidado possível. O Antony não vai se pronunciar enquanto a justiça não der o seu parecer, que no nosso entendimento é desfavorável à Gabriela.
O que se pode observar é que ela aparece na mídia sempre nos momentos que ela sabe que pode prejudicar o Antony. Como no dia da convocação para Seleção Brasileira e agora no momento da apresentação. Mas os fatos expostos são os mesmos que estão sendo tratados no processo investigatório.