Manchester United pode ser proibido de disputar a próxima Europa League

4 minutos de leitura

Mesmo se classificando através da Premier League, o Manchester United pode ficar fora de uma competição europeia na próxima temporada. A situação se daria por normas da Uefa que envolvem diretamente a nova gestão do clube, comandada por Jim Ratcliffe.

Segundo apuração do “The Sun”, o Manchester United pode ser proibido de participar da Europa League caso o Nice, outro time de Ratcliffe, se classifique. Isso se repete também para Champions League e Conference League. As regras da Uefa proibiriam a situação, mesmo com o bilionário britânico tendo se colocado seguro do assunto quando perguntado.

Por que o Manchester United pode ficar fora de competições europeias?

A INEOS, empresa de Jim Ratcliffe, comanda integralmente o Nice e tem apenas 27,7% das ações do Manchester United, apesar do controle no futebol. Segundo normativa da Uefa, clubes comandados por um mesmo grupo não podem jogar a mesma competição, mas estão liberadas caso se classifiquem para torneios diferentes.

Um membro da entidade máxima do futebol europeu confirmou a situação ao “Sun”. Ele esclareceu que os clubes estão liberados para torneios diferentes já que, a partir dos novos formatos impostos na próxima temporada, não haverá mais intercâmbio de eliminados da Champions League na Europa League, bem como eliminados da Europa League na Conference.

–É verdade que Manchester United e Nice não podem jogar na mesma competição. Eles poderiam jogar em competições diferentes, já que não há mais ligação entre os torneios.

O Nice estava com uma vaga encaminhada à Champions League, mas a forma recente do clube preocupa. O time caiu para quinto lugar da Ligue 1 e, neste momento, está se classificando para a Europa League. O Manchester United ocupa a sexta posição da Premier League e também iria para a segunda competição mais importante do futebol europeu.

No critério de desempate, o time que se classificar em uma posição melhor em seu campeonato, terá a preferência. Nesse caso, o Nice iria à Europa League e o Manchester United se veria obrigado a jogar a Conference. A situação mudaria de figura se os Red Devils vencerem a Copa da Inglaterra.

O time de Ten Hag ainda sonha com uma vaga na Champions League, já que a Premier League tem grandes chances de receber uma vaga extra para o quinto colocado. Os dois países melhores colocados no ranking de desempenho da Uefa serão os agraciados. Neste momento, as posições são ocupadas por Itália e Alemanha, mas a Inglaterra tem chances de entrar no grupo.

Varane, Mainoo, Rashford e McTominay no Manchester United
Varane, Mainoo, Rashford e McTominay no Manchester United. (Foto – Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.