A temporada 2024/25 tem sido um verdadeiro pesadelo para o Manchester United, que agora está matematicamente condenado a encerrar a Premier League com a pior pontuação de sua história.
A derrota por 4 a 1 para o Newcastle, no último domingo, consolidou um cenário preocupante para os Red Devils e aumentou a pressão sobre o técnico Ruben Amorim.
A situação do Manchester United
Mesmo com seis jogos restantes — contra Wolves, Bournemouth, Brentford, West Ham, Chelsea e Aston Villa — o United só pode alcançar no máximo 56 pontos. Isso representa dois a menos do que os 58 somados na temporada 2021/22, a pior marca do clube desde a criação da liga em 1992.
Além disso, a equipe ocupa atualmente a 14ª posição na tabela, somando 38 pontos. Se mantiver esse desempenho, poderá também registrar sua pior colocação na era Premier League, superando a 8ª posição da última temporada.
A crise de resultados é acompanhada por um desempenho instável. Nos últimos cinco jogos da liga, o United venceu apenas uma vez — contra o Leicester, que briga contra o rebaixamento.
O time ainda corre o risco de ser eliminado matematicamente da disputa por uma vaga entre os cinco primeiros, o que deixaria como única esperança a conquista da Liga Europa para garantir presença na próxima edição da Champions League.

Desde a saída de Sir Alex Ferguson, em 2013, o clube acumula 115 derrotas na Premier League — uma a mais do que o lendário treinador sofreu em seus 26 anos à frente do time.
A atuação desastrosa contra o Newcastle foi duramente criticada por Roy Keane, ídolo do clube e comentarista da Sky Sports.
— O Manchester United é um time fraco física e mentalmente. O Newcastle foi mais rápido, mais forte e muito mais determinado. Eles não conseguiram lidar com o ritmo dos atacantes. Foi um desempenho que não merece elogios.
Keane também questionou o discurso de que havia sinais de melhora no elenco. “Não vejo isso. Não é bom o suficiente e fico preocupado com esse grupo. Falta força mental.”
Apesar do cenário sombrio na liga, o United ainda tem uma chance de encerrar a temporada com um título continental. Após empatar em 2 a 2 com o Lyon no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa, o time volta a campo nesta quinta-feira, em Old Trafford, com a missão de avançar às semifinais. Rangers ou Athletic Bilbao aguardam o vencedor do confronto.