Manchester United terá sua pior campanha na história da Premier League

5 minutos de leitura

A temporada 2024/25 tem sido um verdadeiro pesadelo para o Manchester United, que agora está matematicamente condenado a encerrar a Premier League com a pior pontuação de sua história.

A derrota por 4 a 1 para o Newcastle, no último domingo, consolidou um cenário preocupante para os Red Devils e aumentou a pressão sobre o técnico Ruben Amorim.

A situação do Manchester United

Mesmo com seis jogos restantes — contra Wolves, Bournemouth, Brentford, West Ham, Chelsea e Aston Villa — o United só pode alcançar no máximo 56 pontos. Isso representa dois a menos do que os 58 somados na temporada 2021/22, a pior marca do clube desde a criação da liga em 1992.

Além disso, a equipe ocupa atualmente a 14ª posição na tabela, somando 38 pontos. Se mantiver esse desempenho, poderá também registrar sua pior colocação na era Premier League, superando a 8ª posição da última temporada.

A crise de resultados é acompanhada por um desempenho instável. Nos últimos cinco jogos da liga, o United venceu apenas uma vez — contra o Leicester, que briga contra o rebaixamento.

O time ainda corre o risco de ser eliminado matematicamente da disputa por uma vaga entre os cinco primeiros, o que deixaria como única esperança a conquista da Liga Europa para garantir presença na próxima edição da Champions League.

Jogadores do Manchester United celebram gol diante do Leicester
Jogadores do Manchester United celebram gol diante do Leicester (Foto: IPS/Imago)

Desde a saída de Sir Alex Ferguson, em 2013, o clube acumula 115 derrotas na Premier League — uma a mais do que o lendário treinador sofreu em seus 26 anos à frente do time.

A atuação desastrosa contra o Newcastle foi duramente criticada por Roy Keane, ídolo do clube e comentarista da Sky Sports.

— O Manchester United é um time fraco física e mentalmente. O Newcastle foi mais rápido, mais forte e muito mais determinado. Eles não conseguiram lidar com o ritmo dos atacantes. Foi um desempenho que não merece elogios.

Keane também questionou o discurso de que havia sinais de melhora no elenco. “Não vejo isso. Não é bom o suficiente e fico preocupado com esse grupo. Falta força mental.”

Apesar do cenário sombrio na liga, o United ainda tem uma chance de encerrar a temporada com um título continental. Após empatar em 2 a 2 com o Lyon no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa, o time volta a campo nesta quinta-feira, em Old Trafford, com a missão de avançar às semifinais. Rangers ou Athletic Bilbao aguardam o vencedor do confronto.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]