Andre Onana, goleiro do Manchester United, foi pego de surpresa por um corte salarial nesta temporada, após a equipe não conseguir uma vaga na Champions League pela tabela da Premier League.
De acordo com o site inglês The Athletic, a redução do salário impactou diretamente o jogador camaronês, que chegou a discutir essa cláusula contratual com o então diretor esportivo do clube, Dan Ashworth.
Onana no Manchester United
Contratado por 43,8 milhões de libras junto à Inter de Milão no meio de 2023, Onana vem sendo alvo de críticas por sua queda de rendimento. Sua temporada, marcada por falhas frequentes, teve um dos piores momentos no empate contra o Lyon pela Liga Europa, quando cometeu dois erros decisivos.
Ao todo, já são nove erros que resultaram em gols desde o início da temporada 2023/24 — o maior número entre os goleiros da Premier League no período.
Diante da má fase, o técnico Ruben Amorim optou por deixá-lo de fora da derrota por 4 a 1 para o Newcastle no último fim de semana. Segundo o treinador, a decisão teve como objetivo preservar o lado mental do atleta.
— Às vezes você precisa dar um tempo ao jogador, deixá-lo desconectar um pouco. Ele estará nos treinos se preparando para o jogo contra o Lyon. É uma situação normal, e eu explico tudo para que os jogadores entendam, mesmo que não gostem.

O substituto na ocasião, Altay Bayındır, também teve participação direta em um dos gols sofridos, ao errar um passe perigoso. A atuação do turco foi duramente criticada pelo ex-jogador Roy Keane.
— É uma decisão extremamente arriscada. Em alto nível, trata-se de tomada de decisão. Se você vai dar um chute longo, então faça direito. É uma questão de senso comum — disparou o comentarista da Sky Sports.
Apesar dos problemas técnicos e da forte pressão da torcida, a tendência é que Onana permaneça em Old Trafford. A explicação está nos bastidores financeiros do clube.
O goleiro assinou por cinco anos, e seu custo ainda precisa ser amortizado. Segundo o The Athletic, vendê-lo por menos de 26 milhões de libras geraria prejuízo contábil, algo que o United, em meio a um cenário financeiro delicado, não estaria disposto a assumir.
Nesse contexto, uma venda parece improvável. Um empréstimo, por outro lado, surge como uma alternativa possível — especialmente se o clube optar por contratar outro nome para a posição. Segundo o The Sun, o inglês Aaron Ramsdale, ex-Arsenal e atualmente no Southampton, está sendo monitorado como possível substituto.
Enquanto isso, Onana tenta recuperar seu prestígio após ser criticado por Nemanja Matic — ex-volante do United e hoje jogador do Lyon —, que o chamou de “um dos piores goleiros da história do clube”.