Manchester United quer construir ‘novo Old Trafford’ para 100 mil pessoas

5 minutos de leitura

O Manchester United planeja a construção de um “novo Old Trafford” com capacidade para cerca de 100 mil torcedores. Isso faria do estádio o maior da Inglaterra e um dos maiores do mundo.

Desde que assumiu o clube, Sir Jim Ratcliffe trata a questão do estádio como prioridade. Com 114 anos de história, o Old Trafford é tido como uma construção ultrapassada e que pode travar o crescimento econômico e mercadológico da instituição.

Como o Manchester United planeja seu novo estádio para 100 mil pessoas?

O “The Athletic” revelou que os Red Devils farão um estádio para 100 mil pessoas caso sigam com o plano de uma construção nova. A equipe ainda debate se reformará o Old Trafford, mas parte da direção, inclusive Ratcliffe, prefere um imóvel que seja feito “do zero”.

A capacidade visa a alta demanda por ingressos que o clube visa receber. O Manchester United é um dos clubes mais populares da Inglaterra e do mundo, e costuma receber muitos turistas em seu campo. Atualmente, Old Trafford comporta 74 mil pessoas.

O “novo Old Trafford” poderia ser feito próximo ao Teatro dos Sonhos, em um terreno do clube inglês. Isso seria um ponto positivo, já que o clube poderia continuar jogando no estádio enquanto a nova casa é construída.

Há preocupação da diretoria em manter parte da tradição de Old Trafford. Por isso, os tijolos vermelhos e outros traços que remetem ao estilo industrial podem ser levados ao próximo estádio.

old trafford
Old Trafford, casa do Manchester United (Foto: Icon Sport)

‘Novo Old Trafford’ pode custar mais de R$ 14 bilhões

O preço de uma construção nova preocupa. Em uma obra de seis anos, o próximo estádio do Manchester United poderia custar mais de 2 bilhões de libras (R$ 14,4 bilhões). Esses custos podem ser cortados pela metade caso a direção opte pela reforma de Old Trafford.

A força-tarefa, no entanto, está voltada para o novo estádio. Existe uma comissão composta por Lord Sebastian Coe, Andy Burnham, prefeito de Manchester, Gary Neville e Sara Todd, CEO do Trafford Council, Eles debatem o assunto e já se reuniram quatro vezes, com a última na semana passada.

O Manchester United tem ciência de como um novo e moderno estádio pode ser um catalisador financeiro para o clube se desenvolver e voltar ao topo nos próximos anos.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.