O Manchester United perdeu para o Newcastle em St. James's Park neste domingo (13), na rodada 32 da Premier League, por 4 a 1. Sandro Tonali, Harvey Barnes (2), Bruno Guimarães e Alejandro Garnacho marcaram os gols.
A partida foi inicialmente equilibrada e deu bons indícios para Rúben Amorim. O time da casa saiu na frente aos 24 minutos, depois que Alexander Isak deu bela assistência para Tonali chutar cruzado e abrir o placar.
O empate ocorreu aos 37. Manuel Ugarte roubou a bola no campo de defesa e iniciou o contra-ataque Red Devil. Dalot viu Garnacho livre na ponta direita e serviu o companheiro, que tocou cruzado e fez o 1 a 1.
O gol do argentino saiu em um momento de pressão do Newcastle. Tanto que jornalistas como Keith Downie, da emissora Sky Sports, destacaram que o tento foi “do nada”.
A jogada, porém, se mostrou um dos exemplos positivos da equipe comandada por Amorim neste domingo, e uma das razões pela qual o técnico português deve ficar “encantado” com a exibição ofensiva do primeiro tempo.
Outro momento de destaque aconteceu aos 11 minutos. O United mostrou boa movimentação e precisão, e linda troca de passes entre Joshua Zirkzee e Bruno Fernandes terminou com finalização perigosa do atacante holandês defendida por Nick Pope.
— Coisa de Playstation –, elogiou Peter Drury, da “Sky Sports”.

As equipes foram ao vestiário para o intervalo com 1 a 1 no placar, mas Amorim não tinha motivos para queixas. “Acho que o Newcastle ficará muito decepcionado. Eles tiveram boas chances e poderiam ter decidido o jogo. Não conseguiram, e o Manchester United está mostrando resiliência”, analisou o ex-jogador Pat Nevin na “BBC Radio 5 Live”.
— Rúben Amorim ficará encantado com o caráter que seu time demonstrou –, opinou Alan Smith, da “Sky Sports”.
O problema do Manchester United
No segundo tempo, as coisas não correram como o português esperava, e o planejamento afundou rapidamente. Barnes recolocou o Newcastle na liderança do placar aos quatro minutos, e aos sete, Zirkzee sentiu a coxa e precisou deixar o gramado.
Pouco depois, no minuto 19, Barnes aproveitou falha de Mazraoui e aumentou a vantagem dos Magpies.
A partida deste domingo não teve André Onana entre os relacionados por opção técnica, assim, Altay Bayindir estreou na Premier League. O turco errou na saída de bola e o brasileiro Joelinton serviu o compatriota Bruno Guimarães para ampliar aos 32.
Os gols do Newcastle ajudaram a evidenciar um problema crítico dos Red Devils.
Um linha de defesa com Dalot, Mazraoui e Lindelof não poderia ser diferente.
Jogadores medíocres, símbolo do atual United.
— Alexander Efraim (@alex_cassano99) April 13, 2025
O que o Onana é a.defesa do United ferram com o United nessa temporada é sacanagem. Ofensivamente o time até melhorou muito e vai bem, mas quando não e Onana é a defesa que toma uns gols bizarros. Isso tem que melhorar se quiser ganhar a Liga Europa.
— Bidigo (@Bidigo2) April 13, 2025
O resultado deixa o clube de Old Trafford na 14ª colocação com 38 pontos, enquanto os Magpies sobem para o 4º lugar com 56. O grupo de Eddie Howe tem uma partida a menos, que será disputada na próxima quarta-feira (16), contra o Crystal Palace, às 15h30 (de Brasília).
Já o Manchester United muda a chave para o confronto decisivo com o Lyon na Europa League na próxima quinta-feira (17), às 16h (de Brasília), no Teatro dos Sonhos. O jogo de ida ficou 2 a 2, dessa forma, só a vitória interessa para Amorim e companhia.