De Amorim ‘encantado’ a problema crítico: A montanha-russa do Manchester United

6 minutos de leitura

O Manchester United perdeu para o Newcastle em St. James's Park neste domingo (13), na rodada 32 da Premier League, por 4 a 1. Sandro Tonali, Harvey Barnes (2), Bruno Guimarães e Alejandro Garnacho marcaram os gols.

A partida foi inicialmente equilibrada e deu bons indícios para Rúben Amorim. O time da casa saiu na frente aos 24 minutos, depois que Alexander Isak deu bela assistência para Tonali chutar cruzado e abrir o placar.

O empate ocorreu aos 37. Manuel Ugarte roubou a bola no campo de defesa e iniciou o contra-ataque Red Devil. Dalot viu Garnacho livre na ponta direita e serviu o companheiro, que tocou cruzado e fez o 1 a 1.

O gol do argentino saiu em um momento de pressão do Newcastle. Tanto que jornalistas como Keith Downie, da emissora Sky Sports, destacaram que o tento foi “do nada”.

A jogada, porém, se mostrou um dos exemplos positivos da equipe comandada por Amorim neste domingo, e uma das razões pela qual o técnico português deve ficar “encantado” com a exibição ofensiva do primeiro tempo.

Outro momento de destaque aconteceu aos 11 minutos. O United mostrou boa movimentação e precisão, e linda troca de passes entre Joshua Zirkzee e Bruno Fernandes terminou com finalização perigosa do atacante holandês defendida por Nick Pope.

Coisa de Playstation –, elogiou Peter Drury, da “Sky Sports”.

Joshua Zirkzee, atacante do Manchester United
Joshua Zirkzee, atacante do Manchester United (Foto: IMAGO)

As equipes foram ao vestiário para o intervalo com 1 a 1 no placar, mas Amorim não tinha motivos para queixas. “Acho que o Newcastle ficará muito decepcionado. Eles tiveram boas chances e poderiam ter decidido o jogo. Não conseguiram, e o Manchester United está mostrando resiliência”, analisou o ex-jogador Pat Nevin na “BBC Radio 5 Live”.

Rúben Amorim ficará encantado com o caráter que seu time demonstrou –, opinou Alan Smith, da “Sky Sports”.

O problema do Manchester United

No segundo tempo, as coisas não correram como o português esperava, e o planejamento afundou rapidamente. Barnes recolocou o Newcastle na liderança do placar aos quatro minutos, e aos sete, Zirkzee sentiu a coxa e precisou deixar o gramado.

Pouco depois, no minuto 19, Barnes aproveitou falha de Mazraoui e aumentou a vantagem dos Magpies.

A partida deste domingo não teve André Onana entre os relacionados por opção técnica, assim, Altay Bayindir estreou na Premier League. O turco errou na saída de bola e o brasileiro Joelinton serviu o compatriota Bruno Guimarães para ampliar aos 32.

Os gols do Newcastle ajudaram a evidenciar um problema crítico dos Red Devils.

O resultado deixa o clube de Old Trafford na 14ª colocação com 38 pontos, enquanto os Magpies sobem para o 4º lugar com 56. O grupo de Eddie Howe tem uma partida a menos, que será disputada na próxima quarta-feira (16), contra o Crystal Palace, às 15h30 (de Brasília).

Já o Manchester United muda a chave para o confronto decisivo com o Lyon na Europa League na próxima quinta-feira (17), às 16h (de Brasília), no Teatro dos Sonhos. O jogo de ida ficou 2 a 2, dessa forma, só a vitória interessa para Amorim e companhia.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.