Manchester United e Newcastle protagonizaram a final da Copa da Liga Inglesa da última temporada, em fevereiro deste ano. Os Red Devils levaram a melhor e conquistaram o título. De lá para cá, porém, muita coisa mudou para as duas equipe, que se reencontram nesta quarta-feira (1º), em Old Trafford, a partir das 17h15 (de Brasília), pela mesma competição.
O Newcastle tem a oportunidade perfeita de uma “revanche”. O time vive bom momento e segue com projeto estabilizado, enquanto o Manchester United viu seu ambiente virar de cabeça para baixo. O conceito promissor que se tinha do trabalho de Erik Ten Hag no título diante dos Magpies já não existe mais.
Manchester United foi do céu ao inferno
O título da Copa da Liga Inglesa serviu como uma injeção de confiança ao trabalho de reformulação liderado por Erik Ten Hag no clube inglês. Naquele momento da temporada, o clube ainda estava vivo em Europa League e FA Cup, com chances reais de vencer os outros dois troféus.
O Manchester United acabou eliminada do torneio europeu e vice da Copa da Inglaterra. Mesmo assim, teve um fim de temporada digno, se classificou à Champions League e ilusionou a torcida de que os tempos gloriosos poderiam voltar à cena. Não foi isso que aconteceu.
- Para a atual temporada, Ten Hag recebeu os reforços impactantes de André Onana, Mason Mount, Rasmus Hojlund e Sofyan Amrabat. Mesmo assim, o elenco demonstra uma enorme fragilidade, principalmente na defesa. A equipe não conseguiu se livrar de Maguire e acabou contratando “refugos” para o sistema defensivo: Sergio Reguillón e Jonny Evans.
- Pilares do Manchester United em 2022/23 agora vivem péssimos momentos. Rashford e Casemiro, por exemplo, marcaram na final da Copa da Liga Inglesa e hoje não repetem os bons desempenhos que tiveram na temporada.
- A tensão em torno de Ten Hag também aumentou. O holandês é conhecido por sua rigidez, o que se viu ainda mais na atual temporada; Dentro do grupo, Sancho rompeu com o comandante e não é mais utilizado. O tom da crítica de torcida e imprensa também aumentou.
Manchester United desde a final da Copa da Liga Inglesa
- 36 jogos
- 19 vitórias
- 13 derrotas
- 4 empates
- 56% de aproveitamento
Das 36 partidas, 22 ainda foram na última temporada, em que a equipe conseguiu um aproveitamento razoável de 60%. Desde que 2023/24 começou, o torcedor vermelho não tem tido paz. Foram sete derrotas e sete vitórias em quatorze partidas.
Newcastle segue com projeto estável e promissor
A final da Copa da Liga Inglesa foi a primeira grande chance que o Newcastle teve de ganhar um título importante desde que o clube foi comprado pelo Fundo de Investimento Público (FIP). Apesar da derrota, o clube saiu de cabeça erguida ciente de quem estava no caminho certo. O fruto seguinte foi a classificação à Champions League depois de 20 anos.
- Aventura europeia. Na Champions, o Newcastle tem dado a seu torcedor uma realidade inimaginável há tempos atrás. O clube caiu no grupo da morte, mas tem conseguido ser competitivo. Os Magpies empataram com o Milan e golearam o PSG por 4 a 1.
- Ataque avassalador é prova da força do trabalho de Eddie Howe. Desde a última temporada, o time melhorou muito seu desempenho ofensivo. Atualmente, o Newcastle é dono do melhor ataque da Premier League, ao lado do Aston Villa. A equipe alvinegra balançou as redes 26 vezes.
- Reforços chegaram para mudar o patamar do clube, mas ainda não o fizeram. Sandro Tonali foi suspenso por envolvimento com apostas esportivas, Harvey Barnes se machucou. Tino Livramento e Lewis Hall ainda não são titulares.
Newcastle desde a final da Copa da Liga Inglesa
- 29 jogos
- 16 vitórias
- 7 derrotas
- 6 empates
- 62% de aproveitamento