Mudanças na zaga? Manchester United monitora ex-Barcelona e toma decisão sobre ‘medalhão’

8 minutos de leitura

O Manchester United tem apenas três zagueiros confirmados para a próxima temporada. A dupla titular, formada por Raphael Varane e Lisandro Martínez, e Victor Lindelof como primeira opção na reserva. Harry Maguire e Eric Bailly podem deixar Old Trafford no mercado da bola, enquanto Phil Jones e Axel Tuanzebe foram dispensados.

Assim, o Manchester United prepara mais dois nomes para compor sua defesa. Um já é velho conhecido dos Red Devils e outro é uma promessa que jogou no Barcelona e na seleção francesa.

Manchester United monitora Jean-Clair Todibo

Jean-Clair Todibo é alvo do Manchester United
Jean-Clair Todibo é alvo do Manchester United | Foto: Icon Sport

O zagueiro de 23 anos se consolidou nas últimas temporadas como um dos melhores zagueiros do Campeonato Francês e o seu perfil já despertou interesse do Manchester United, que, segundo o “Sport”, monitora a situação do jogador, que tem contrato com o Nice até o final de junho de 2027.

Todibo iniciou sua carreira no Les Lilas e, ainda nas categorias de base, se transferiu para o Tolouse, onde fez sua estreia como jogador profissional. O zagueiro foi jogador do Barcelona de 2019 a 2021, sendo emprestado para Shalke 04, Benfica e Nice. O último empréstimo rendeu um contrato em definitivo. Em 2018, ele fez seis partidas pela seleção francesa sub-20.

No Nice desde 2021, Todibo marcou dois gols em 103 jogos. Ao lado de Dante na defesa, o zagueiro francês foi o vice-líder do time em cortes na última edição do Campeonato Francês (atrás de Dante) com uma média de 3,1 cortes por partida. Ele também foi o terceiro em desarmes, com média de 2,2 por jogo, e segundo em acerto de bolas longas, com uma média de 3,1 por partida.

Evans fica no Manchester United?

Manchester United Evans
Jonny Evans em ação pelo Manchester United – Foto: Icon Sport

Em julho, o Manchester United anunciou a contratação de Jonny Evans, que estava sem clube, para disputar apenas a pré-temporada. Porém, o zagueiro de 35 anos surpreendeu e, segundo o “Telegraph”, o técnico Erik ten Hag pediu para fechar um contrato de um ano com o jogador.

Evans surgiu nas categorias de base do Manchester United e fez quase 200 partidas pelo time principal antes de ir para o West Bromwich em 2015. Em sua primeira passagem por Old Trafford, ele conquistou três títulos de Premier League e a Champions League de 2008.

O zagueiro estava no Leicester até a última temporada e ficou sem clube ao término de seu contrato. O jogador experiente, então, fechou um contrato de curto prazo com o Manchester United e vinha treinando com o time sub-21. Depois, o defensor jogou os amistosos contra Lyon, Wrexham e Borussia Dortmund.

Segundo o “Telegraph”, Ten Hag ficou impressionado com a liderança e a habilidade de Evans. O treinador dos Red Devils está preocupado com a falta de cobertura defensiva e a solução pode ser caseira.

O companheiro de equipe de Evans na Irlanda do Norte Steven Davis acredita que o Manchester United deve manter o zagueiro.

— Tendo jogado com ele por tantos anos, sei a qualidade que ele possui e o que ele traz com sua experiência para um vestiário. Tenho certeza de que isso foi notado bem cedo por estar longe do clube por alguns anos. Eu não duvidaria que ele estendesse sua estada lá além da pré-temporada. Acho que todos nós ficamos surpresos quando o Man United o deixou ir, porque sempre que você joga com ele, vê a qualidade que ele tem, é um jogador que todos avaliam muito bem — opinou Davis.

Além dos títulos com o Manchester United, Evans possui a taça da Championship de 2006-07, conquistada com o Sunderland, e os troféus de Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra, vencidos com o Leicester em 2020-21. Na Irlanda do Norte, o zagueiro é convocado desde o sub-17.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.