O Manchester United mostrou ao mundo um dos grandes talentos da geração na última temporada: Kobbie Mainoo. O jovem volante foi muito elogiado por suas atuações, cavou sua vaga na Eurocopa e teve bom desempenho na seleção inglesa.
No entanto, isso não parece o bastante para Graeme Souness, ídolo do Liverpool. O ex-volante criticou a joia dos Red Devils e o comparou a Paul Pogba, que teve passagem inconstante em Old Trafford.
As críticas à joia do Manchester United
Em entrevista ao podcast “Up Front”, o escocês, que foi capitão do Liverpool durante os anos 1980, apontou falhas no posicionamento do jogador dos Red Devils durante a Eurocopa pela Inglaterra.
Segundo ele, essa são falhas similares às que ele criticava em Paul Pogba durante a passagem do francês pelo Manchester United — a relação de críticas do escocês com o francês duraram anos.
— Acho que ele é muito bom com a bola, tem muito talento com a bola nos pés, mas não entende completamente a posição. Ele vagueia pelo campo, deixando o meio vazio com muita facilidade — disse o ex-jogador.

A jovem promessa do United estreou há menos de um ano, mas teve uma ascensão meteórica, participando da campanha inglesa na Euro e marcando na final da FA Cup, conquistada pelos Red Devils em Wembley.
Souness reconhece que Mainoo, por ser tão jovem, ainda tem muito a aprender, mas o critica por sua falta de consciência situacional e ingenuidade quando não está com a bola.
Ele usou o exemplo do amistoso contra a Islândia, antes da Euro, em que, segundo o ex-volante, o jovem estava sendo arrastado pelos adversários de um lado para o outro.
— Ele entrou como substituto quando a Inglaterra estava vencendo por 1 a 0 [na estreia da Euro 2024 contra a Sérvia] e a primeira coisa que fez foi correr atrás do goleiro para tentar pressioná-lo. É ingenuidade, ele ainda está aprendendo o jogo — complementou.
Mainoo criticado como Pogba
Outro jogador que em Manchester era visto como uma futura estrela foi Pogba. O francês chegou ainda adolescente, mas logo partiu para a Juventus. No entanto, o clube acreditava tanto em seu talento que, no verão de 2016, quebrou o recorde do clube pagando 89 milhões de libras para trazê-lo de volta.
A passagem de Pogba por Old Trafford, que durou seis temporadas, foi marcada por momentos de brilho, mas também por inconstâncias que o impediram de corresponder às expectativas.

Souness foi um dos críticos mais incisivos de Pogba, e algumas das críticas que ele fazia ao francês agora parecem ecoar em seus comentários sobre Mainoo:
— Ele tem uma habilidade individual excelente — há muito para admirar em sua técnica quando ele está com a bola e em seu atletismo em geral. Mas, se eu estivesse jogando hoje, gostaria de jogar contra ele porque ele nunca está onde deveria estar quando o adversário está com a posse — disse sobre o francês em certo momento.
As críticas a ambos envolve a disparidade em relação ao trato com a bola e a incapacidade de jogar bem sem ela. Segundo o ídolo do Liverpool, os dois não entendem o seu papel quando não estão com a bola.
— Não vejo nenhuma mudança em seu jogo desde que chegou ao clube. Com todos os seus atributos, ele deveria ser uma ameaça maior ao gol — comentou sobre Pogba na época.