‘Park the bus’? Liverpool para em retranca do United e deixa a liderança da Premier League

4 minutos de leitura

Liverpool
17/12/23 - 13:30

Finalizado

0

-

0

Man Utd

Liverpool - Man Utd

England Premier League - Anfield

Liverpoool e Manchester United realizaram mais uma edição do maior clássico da Inglaterra neste domingo (17), em Anfield Road. Pela 17º rodada da Premier League, a partida terminou empatada em 0 a 0, apesar de um amplo domínio dos Reds durante os 90 minutos.

Com o resultado, o Liverpool deixou a liderança da Premier League. A equipe tem 38 pontos, contra 39 do líder Arsenal. O Manchester United está em sétimo lugar, com 27 pontos.

Os rivais se reencontraram em momentos completamente opostos. Os donos da casa começaram a rodada na liderança e precisavam de uma vitória para voltar à ponta. Apesar dos desfalques importantes de Matip, Robertson e Mac Allister, o Liverpool pôde contar com seus melhores jogadores.

Isso não se repetiu para o Manchester United, sem Bruno Fernandes, suspenso. Erik Ten Hag precisou de lidar com quase um time inteiro de desfalques. Por isso, a escalação inicial foi, de certa forma, alternativa. Mainoo, Amrabat e McTominay formaram um trio de meio-campo pouco comum, assim como a zaga de Evans e Varane.

Primeiro tempo escancara as diferenças de Liverpool e Manchester United

Posturas diferentes causadas pelas condições de momento. Confiante, bem e alegre, o Liverpool manteve seu DNA de origem e foi para cima do Manchester United desde que a bola rolou. Os Reds criaram algumas chances de abrir o placar, mas faltou capricho do trio de ataque.

Enquanto isso, os Red Devils entraram com uma clara missão: não perder. Ou até mesmo não ser goleado, já que a a última visita da equipe a Anfield terminou com um amargo placar de 3 a 0. Por isso, Ten Hag mandou a campo um time totalmente recuado, apostando nos contra-ataques puxados por Antony e Garnacho – que não aconteceram.

A primeira etapa terminou 0 a 0, melhor para o United. Os números, porém, mostraram a inoperância da equipe visitante. O Liverpool teve 15 finalizações (três no alvo), contra duas dos Red Devils (zero no alvo). A posse de bola foi de 68% a 32% para os mandantes. Contudo, faltou a bola na rede.

Mainoo Manchester United
O jovem Mainoo foi uma das novidades do Manchester United (Foto: Icon Sport)

Manchester United ‘estaciona o ônibus’ e segura o empate

Os times voltaram iguais do intervalo e mantiveram a tônica do jogo: Liverpool ataca, Manchester se defende. Por outro lado, a partida ficou muito mais aberta e intensa. Os Reds foram totalmente pra cima e criaram boas chances, obrigando Onana a fazer boas defesas. Enquanto isso, o United teve espaço para contra-atacar e quase surpreendeu.

O time de Ten Hag fez uma partida muito correta defensivamente, liderado por Raphael Varane. Houve um domínio total do Liverpool no jogo e superioridade estatística só aumentou: 34 finalizações do Liverpool, contra seis do Manchester United. O zero, porém, insistiu em não sair do placar. O ônibus do holandês foi estacionado com sucesso.

Alisson – 7,0

O goleiro foi um mero expectador ao longo da partida. Completamente amuado, o Manchester United pouco incomodou o time rival na defesa. O lance de maior perigo foi no segundo tempo, em finalização de Hojlund. Alisson estava muito bem posicionado e impediu o gol adversário.

Antony – 6,5

Faltou brilho ao brasileiro, mais uma vez. Antony desempenhou um importante papel tático e foi a principal válvula de escapa do Manchester United nos contra-ataques. Deixou os companheiros em boas condições em alguns lances, mas teve algumas tomadas de decisão equivocadas em outras.

Casemiro está lesionado e novamente não foi relacionado.

Próximos jogos do Liverpool

  • Liverpool x West Ham – 20/12, às 17h (Copa da Liga Inglesa)
  • Liverpool x Arsenal – 23/12, às 14h30 (Premier League)

Próximos jogos do Manchester United

  • West Ham x Manchester United – 23/12, às 09h30 (Premier League)
  • Manchester United x Aston Villa – 26/12, às 17h (Premier League)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.