Manchester United x Liverpool: como foram os embates entre Ten Hag e Slot na Holanda

6 minutos de leitura

Manchester United e Liverpool se enfrentam no domingo (1º), 12h (horário de Brasília), no Old Trafford, em jogo válido pela terceira rodada da Premier League. Dentre vários aspectos que o maior clássico da Inglaterra carrega se destaca o reencontro dos técnicos holandeses Erik ten Hag e Arne Slot.

Os dois comandantes passaram a maior parte de suas respectivas carreiras no futebol holandês, um no Ajax e outro no Feyenoord, dois clubes que formam o maior clássico da Holanda.

Ten Hag treinou o Ajax de 2017 a 2022 e cravou seu nome na história do clube, conquistando três vezes o Campeonato Holandês, duas a Copa da Holanda e uma a Supercopa da Holanda. Foi eleito o melhor treinador do país em 2015/16, 2018/19 e 2020/21.

Arne Slot esteve à frente do Feyenoord de 2021 a 2024. Venceu o Campeonato Holandês de 2022/23 e a Copa da Holanda de 2023/24. Foi eleito o melhor treinador da Holanda em 2021/22, quando deixou sua equipe na terceira posição da Eredivisie e chegou à final da Conference League, e em 2022/23.

Embates entre Ten Hag e Slot

O primeiro confronto entre Ten Hag e Slot foi em 19 de dezembro de 2021, no Estádio Kuip. Com gol contra de Marcos Senesi e Dusan Tadic de pênalti, o Ajax venceu o clássico fora de casa. Na ocasião, Tyrell Malacia atuou pelo Feyenoord, Antony e Lisandro Martínez estiveram em campo atuando pelo time vencedor. André Onana estava no banco do Joden.

Ainda sobre jogadores que hoje estão na Premier League, Jurrien Timber (atual jogador do Arsenal), Edson Álvarez (hoje do West Ham) e Ryan Gravenberch (hoje do Liverpool) estiveram em campo pelo Ajax. Os brasileiros David Neres e Danilo foram deixados no banco por Ten Hag.

O segundo duelo entre Ten Hag e Slot é tido como um dos grandes jogos da história do clássico entre Ajax e Feyenoord. Reiss Nelson (hoje do Arsenal) serviu Guus Til, que ficou cara a cara com Onana, e acertou o goleiro, mas, no rebote, Luis Sinisterra abriu o placar logo aos oito minutos de jogo.

O empate veiu aos 24 minutos, num chute de Gravenberch. Porém, quatro minutos depois, o Feyenoord retomou a vantagem. Numa bola perdida por Steven Berghuis na entrada da área, Guus Til saiu de frente para o gol e só deslocou Onana.

Na volta do intervalo, Timber chegou a carimbar a trave, mas o empate só veio aos 33 minutos, com Tadic cobrando falta. O sérvio chutou direto no ângulo oposto e marcou um golaço. A virada partiu de um passe de Nicolás Tagliafico para Antony, que estufou as redes. O brasileiro não vinha bem na partida, mas marcou o gols da vitória. Na comemoração, o ponta ainda protagonizou uma cena icônica, ao tirar sua camisa e mostrar para a torcida.

Os treinadores holandeses se reencontraram em um amistoso de pré-temporada no começo do mês. Na ocasião, o Liverpool venceu por 3 a 0, com gols de Kostas Tsimikas, Curtis Jones e Fábio Carvalho, no Williams-Brice Stadium, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

— É fantástico o que Arne conquistou no Feyenoord, como ele ajudou o clube a voltar aos trilhos, e o futebol que o Liverpool prefere jogar também combina completamente com Arne Slot. Acho que é uma combinação muito boa.

“O fato de agora haver dois técnicos holandeses no comando do Liverpool e do Manchester United é fantástico para o nosso futebol.”

Entretanto, antes, quando venceu a Copa da Inglaterra, Ten Hag alfinetou o compatriota em entrevista ao “Voetbal International”, em março. O técnico do Manchester United destacou que o PSV, campeão holandês na última temporada, foi consideravelmente superior ao Feyenoord comandado por Arne Slot.

— As pessoas têm falado muito sobre o Feyenoord. O time foi estável este ano, mas não o melhor. O PSV foi duas vezes melhor em todas as áreas. Em termos de domínio da bola, em termos de pressão, em termos de intensidade, o que você quiser.

“Um muito melhor que o outro”

O jogador holandês Mark Diemers trabalhou com Ten Hag e Arne Slot. Em entrevista à “ESPN”, ele escolheu qual o melhor.

— Eu escolho Arne Slot. Só posso falar da minha época. Achei Ten Hag incrivelmente bom taticamente, assim como suas sessões de treinamento. Mas eu não achava que ele era muito bom, naquela época, em um nível humano. Mas isso já foi há seis ou sete anos. Eu achava que Slot era muito mais forte em um nível humano.

Recriação da rivalidade na Inglaterra em Manchester United x Liverpool

Ten Hag Arne Slot Manchester United Liverpool
Foto: Icon Sport

Neste domingo (3) inicia-se uma nova fase da rivalidade entre Ten Hag e Slot. Até aqui, o treinador do Liverpool tem tido melhor aproveitamento.

  • Ten Hag: 1 empate, 1 vitória e 1 derrota
  • Arne Slot: 2 vitórias

Porém, o ex-técnico do Feyenoord terá problemas para escalar sua equipe no Old Trafford. O meia Curtis Jones sofreu um pequeno problema muscular no treinamento durante a última semana que o afastou da vitória de domingo (25) por 2 a 0 na Premier League sobre o Brentford em Anfield.

“Vai ser acirrado. É sempre difícil ver como uma lesão evolui durante a semana. Ele não ficará fora por um longo tempo, não é uma lesão grande”, disse Slot em entrevista coletiva.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.