Em grande segundo tempo, Liverpool e Manchester United empataram em 2 a 2 neste domingo (5), em partida válida pela 20ª rodada da Premier League, em Anfield.
Os gols foram marcados por Lisandro Martínez, Cody Gakpo, Mohamed Salah e Amad Diallo. Entre os brasileiros disponíveis, Alisson foi o único titular, pelo lado mandante. Os Red Devils contaram com Casemiro e Antony no banco.
Manchester United melhora defensivamente e força jogo em Arnold
O técnico Rúben Amorim acertou na estratégia defensiva no primeiro tempo da partida. O Manchester United se mostrou mais sólido, compacto e resiliente. Organizada, a equipe soube diminuir os espaços do Liverpool e foi agressiva sem a bola no seu campo. A falta de consistência defensiva tem sido um problema do time na temporada.
Com a bola, o United criou as melhores chances antes do intervalo, mas vacilou nas conclusões. Diallo e, principalmente, Hojlund desperdiçaram oportunidades claras de gol. Ainda assim, os contra-ataques poderiam ter sido melhor aproveitados, com maior intensidade, especialmente explorando os laterais Alexander-Arnold e Robertson, que apresentam problemas defensivos nesta temporada.
O segundo tempo mostrou pouca mudanças do que foi o primeiro, mas veio enfim o gol. Em uma escapada de Dalot, o lateral-direito Trent Alexander-Arnold voltou a falhar e deixou o português chegar na linha de fundo para cruzar. O meia Bruno Fernandes achou um lindo passe para o zagueiro Lisandro Martínez fuzilar o gol de Alisson.
A estratégia de Amorim de explorar o lado fraco da defesa do Liverpool se mostrou acertada, mas o Liverpool mostrou por que é o líder da competição. Um golaço de Gakpo aproveitando falha de De Ligt empatou a partida e colocou fogo no jogo. Depois, o próprio zagueiro holandês colocou a mão na bola dentro da área, e Salah virou de pênalti.
A vitória do Liverpool que parecia certa ganhou um balde de água fria. Garnacho fez linda jogada novamente pelo lado direito da defesa do Liverpool e cruzou para Diallo finalizar no canto e empatar o jogo. Arnold foi bastante criticado por torcedores pela atuação ruim no clássico e chegou a ser substituído pelo jovem Conor Bradley. O ídolo dos Reds tem futuro incerto em Anfield e é alvo de interesse do Real Madrid.
Próximos jogos de Liverpool e United
Nos próximos confrontos, os rivais seguirão com clássicos na agenda, ambos em competições fora da Premier League.
O Liverpool enfrentará o Tottenham, fora de casa, na próxima quarta-feira (8), em partida válida pela semifinal da Copa da Liga Inglesa.
Já o Manchester United vai até o Emirates Stadium enfrentar o Arsenal no próximo domingo (12), na terceira rodada da FA Cup.