Manchester United, Juventus e Roma avançam na Liga Europa; veja classificados

2 minutos de leitura

Goleada e até vitórias em disputas de pênalti marcaram os jogos da Liga Europa desta quinta-feira (23). Oito times se classificaram à próxima fase da competição europeia. Manchester United, Juventus, Roma, Bayer Leverkusen, Union Berlin, Sporting e Sevilla

O sorteio das oitavas de final da Liga Europa será realizado nesta sexta-feira, às 8h (de Brasília). Arsenal, Bétis, Real Sociedad, Fenerbahçe, Ferencvários (Hungria), Feyenoord, Freiburg (Alemanha) e Union Saint-Gilloise (Bélgica) foram líderes de seus grupos e já estavam classificados. Eles vão ter a vantagem de fazer o jogo da volta em casa. Clubes da mesma liga não podem se enfrentar nesta fase. Os duelos estão previstos para acontecer nos dias 9 e 16 de março.

Resultados da Liga Europa

Os brasileiros Fred e Antony garantiram a classificação do Manchester United na vitória de 2 a 1 sobre o Barcelona, em Old Trafford. O time espanhol saiu na frente do placar com Lewandowski, mas levou a virada da equipe inglesa. O técnico Erik Ten Hag foi bastante aplaudido pela torcida ao fim da partida. Os Red Devils vivem grande temporada e estão vivos na disputa de quatro títulos.

O Bayer Leverkusen derrotou o Monaco nos pênaltis após ganhar do terceiro colocado no Campeonato Francês por 3 a 2. Foram incríveis dez gols em dois jogos entre as equipes. O time alemão acertou todas as suas cobranças e venceu nas penalidades por 5 a 3.

Já a Juventus derrotou o Nantes por 3 a 0, na França, graças a um show de Di María. O argentino anotou um hat-trick, com um lindo gol que abriu o placar da partida. A equipe italiana foi soberana em todo o jogo e venceu o time francês com facilidade.

Sensação do Campeonato Alemão, o Union Berlin é o terceiro colocado na Bundesliga com a mesma pontuação do líder Bayern e fez bonito ao derrotar o Ajax por 3 a 1, na capital germânica, e se garantir entre os classificados. Essa é a primeira vitória do time em um mata-mata da competição em toda a história.

Se vai mal no Campeonato Português, o Sporting tenta melhorar sua temporada, de olho na Liga Europa. O time verde de Lisboa não tomou conhecimento do Midtjylland e goleou o adversário por 4 a 0, na Dinamarca, carimbando vaga à próxima fase. O primeiro jogo terminou em 1 a 1 e a vaga estava em aberto. Mas os gols de Coates, Pedro Gonçalves (dois) e Gartenmann (contra) definiram o classificado.

Na Itália, a Roma, do técnico José Mourinho, derrotou o Red Bull Salzburg por 2 a 0, com gols de Belotti e Dybala, depois de ter perdido o primeiro duelo por 1 a 0. O atual campeão da Liga Conferência definiu o placar ainda no primeiro tempo.

Já o Sevilla foi até a Holanda e perdeu para o PSV por 2 a 0 e, apesar da atuação frustrante, se classificou depois de ter vencido na ida por 3 a 0. O sufoco no fim da partida levou o torcedor espanhol à apreensão, mas o time do técnico Jorge Sampaoli pode comemorar após o apito final.

O último classificado foi definido de forma dramática. Rennes e Shakhtar Donetsk empataram no agregado em 3 a 3 em um dos confrontos mais equilibrados da Liga Europa. O time francês ganhou por 1 a 0 no tempo normal e o resultado levou o duelo à prorrogação, que ainda teve um gol para cada lado. Nos pênaltis, a tensão tomou conta, mas o time ucraniano levou a melhor ao vencer por 5 a 4.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]