Manchester United: 7 jogadores que podem se beneficiar com Rúben Amorim no comando

7 minutos de leitura

O Manchester United oficializou a contratação de Rúben Amorim como novo técnico do clube, e a chegada do treinador de 39 anos pode representar uma virada de chave para alguns atletas.

Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o português deve assinar um contrato até 2027 nos próximos dias e começar seu novo emprego durante a Data Fifa, no dia 11 de novembro.

Amorim assumiu o comando do Sporting em 2020, e ajudou a lançar jovens e impulsionar o desempenho de muitas estrelas. Uma delas é o meia Manuel Ugarte, que agora defende os Red Devils e deve reencontrar o antigo técnico na Inglaterra.

Além de Ugarte, o português Bruno Fernandes e jogadores que atuam na zona defensiva podem se beneficiar com o acerto.

Manchester United: 7 nomes que podem se animar com chegada de Rúben Amorim

Lisandro Martínez

O esquema tático também pode ser positivo para Lisandro Martínez. O argentino atuaria mais pelo lado esquerdo da defesa e ficaria menos exposto com a retaguarda coberta pelos outros dois companheiros.

Na atual temporada da Premier League, o zagueiro tem sofrido no um contra um, e já soma 23 duelos perdidos em oito jogos disputados. Os duelos vencidos são 28.

Harry Amass

O jovem Harry Amass defende o sub-21 e desponta como “um dos melhores talentos da lateral do United”, segundo o “TEAMtalk”. A joia deve ganhar oportunidades na equipe profissional dos Red Devils com Amorim, que não tem tido problemas em trabalhar com promessas.

Amass seria opção no lado esquerdo como alternativa às ausências de Luke Shaw e Tyrell Malacia, que sofrem com lesões. Erik ten Hag chegou a improvisar os laterais-direito Dalot e Wan-Bissaka na posição para suprir os desfalques na reta final da temporada anterior.

— O trabalho que ele faz em desenvolver jovens talentos é o maior motivo para o sucesso. Eu diria que as maiores qualidades dele são o lado humano e a capacidade de lapidar esses diamantes —, disse João Nuno Fonseca, assistente técnico português, à “Sky Sports”.

Harry Maguire

Por falar na zaga, Harry Maguire tem chances de retornar aos tempos de glória no United com Rúben Amorim. O jogador chegou à equipe em 2019, mas não teve vida fácil com Ten Hag e até perdeu o posto de capitão em julho do ano passado para Bruno Fernandes por escolha do holandês.

A mudança no comando técnico tende a ser benéfica ao inglês. Amorim é adepto ao sistema 3-4-3, de modo que o zagueiro poderia se juntar a Matthijs de Ligt e Lisandro Martínez para formar a defesa do time e, assim, ter mais minutagem.

Maguire Manchester United
Maguire pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

Amad Diallo

Outro jovem que pode desempenhar mais com Amorim é o atacante Amad Diallo. O atleta teve chances com Ten Hag, mas perdeu espaço com Rashford e Garnacho estabelecidos entre os titulares.

Assim, Diallo esteve entre os 11 iniciais em apenas um dos últimos seis jogos do United em todas as competições e, quando está no banco, costuma revezar com Antony o posto de reserva imediato entre as opções de pontas.

manchester united diallo
Amad Diallo comemora gol pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

Rasmus Hojlund

Hojlund se transferiu para o Manchester United no início da temporada passada, e somou 18 gols e duas assistências em 51 partidas disputadas com Ten Hag.

O “TEAMtalk” destacou que o trabalho de Amorim com o atacante Viktor Gyökeres pode servir de inspiração para aprimorar os números do jogador dos Red Devils.

Gyökeres está no Sporting há pouco mais de um ano — mesmo período de Hojlund no United — e teve a equipe portuguesa adaptada aos seus pontos fortes. Dessa forma, registrou 57 gols e 19 assistências em 64 jogos com o treinador.

Bruno Fernandes

Bruno Fernandes, o capitão do time, deixou o Sporting poucos meses antes da chegada de Rúben Amorim, e já falou sobre o quanto admira o trabalho do compatriota.

— Desde que Amorim chegou, o Sporting tem sido uma das equipes a jogar o melhor futebol. Tem sido muito consistente. É um treinador que, neste momento, demonstra estar preparado. O Sporting ficou 20 anos sem ganhar um campeonato e, com Rúben (Amorim), já ganhou dois. Se vai fazer o mesmo na Inglaterra ou em outro lugar, ninguém sabe, mas as qualidades estão aí —, disse Bruno Fernandes em uma entrevista coletiva com a seleção de Portugal.

Além disso, no sistema 3-4-3, o meia deve ter liberdade para atuar mais próximo ao gol, onde registra as melhores atuações. Sob o comando de Ole Gunnar Solskjaer, participou de 97 jogos, com 44 tentos e 34 assistências.

Na era Ten Hag, ficou um pouco mais recuado, e acumulou números menores. Em 120 partidas, marcou 29 vezes e serviu companheiros em outras 32 oportunidades.

Manuel Ugarte

Ugarte foi o último reforço contratado por Erik ten Hag no United, mas ainda não se firmou no time. Na Premier League, fez uma partida como titular e em outras três entrou em campo no decorrer do jogo.

Como também passou pelo crivo de Amorim, há a possibilidade de conquistar mais minutagem nos Red Devils. O meia vestiu a camisa do Sporting entre 2021 e 2023.

As atuações no time português se destacaram, e o atleta deixou a equipe no ano passado para defender o Paris Saint-Germain. Enquanto se despedia do clube, não poupou elogios ao treinador.

— Gosto muito dele, aprendi muito com ele. Espero que no futuro seja meu treinador de novo —, afirmou em entrevista ao jornal “Record” na época.

Ao que tudo indica, o desejo de Ugarte vai se tornar realidade. A direção do United já chegou a um acordo com a equipe portuguesa para pagar os 10 milhões de euros, aproximadamente R$ 61,7 milhões, referentes à rescisão contratual, segundo o jornalista Fabrizio Romano, e Rúben Amorim pode comaçar a trajetória no time inglês já em Manchester United x Chelsea no Old Trafford no próximo domingo (3 de novembro), às 13h30 (de Brasília), pela Premier League.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.