O Manchester United divulgou nesta quinta-feira (2), que abriu uma investigação sobre Mason Greenwood, mesmo após a acusação de estupro contra o jogador ser retirada pela justiça britânica. O atleta segue afastado da equipe.
Considerado uma das grandes promessas do Manchester United, Greenwood foi detido em janeiro de 2022, após ser acusado de tentativa de estupro, agressão, comportamento controlador e coercitivo. O julgamento do jogador estava marcado para novembro de 2023, respondendo em liberdade as acusações em liberdade.
Manchester United irá investigar Mason Greenwood; entenda
Na última quinta-feira (2), o Ministério Público informou que as acusações de violência sexual e tentativa de estupro contra Mason Greenwood, foram retiradas. O comunicado foi divulgado pela superintendente Michaela Kerr, que não revelou os motivos para a tomada de decisão.
Segundo a superintendente Michaela Kerr, a equipe de jurídica entrou em contato com os investigadores do caso, buscando atualizações antes de tomarem as medidas. “Entende a justificativa para a interrupção do processo nesta fase e que esta decisão não foi tomada levianamente” e acrescenta que o Ministério Publico não irá se pronunciar mais sobre Greenwood.
Horas após a decisão do Ministério Público, o Manchester United publicou uma nota oficial, afirmando que estava ciente da decisão das autoridades. No entanto, irá abrir uma investigação sobre o caso de Greenwood, antes de tomar as próximas medidas.
O Manchester United afirma que Greenwood não será integrado ao elenco no momento. O clube irá conduzir as investigações por conta própria e, após o final do processo, decidirá o futuro do jogador, podendo retornar ou não aos gramados.
Manchester United statement on Mason Greenwood 🔴 #MUFC
“Manchester United notes the decision of the Crown Prosecution Service that all charges against Mason Greenwood have been dropped. The club will now conduct its own process before determining next steps”. pic.twitter.com/f0beFfIdE8
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 2, 2023
Relembre o caso de Greenwood
Revelado nas categorias de base, Mason Greenwood chegou ao time principal do Manchester United em 2019. Considerado uma das grandes promessas do clube, estava sendo fundamental para a equipe na temporada 2021/22, disputando 20 jogos como titular e marcando seis gols.
No dia 22 de janeiro de 2022, Greenwood entrou em campo contra o West Ham. Uma semana depois, foi detido pela polícia de Manchester, após a denúncia da ex-namorada do jogador, a modelo Harriet Robson, de agressão e violência sexual.
Dois dias após ser detido, Greenwood foi liberado após o pagamento de fiança. Contudo, em outubro de 2022, foi preso novamente ao tentar entrar em contato com Robson, mas quatro dias depois foi solto.
Desde que foi detido, Mason foi suspenso por tempo indeterminado pelo Manchester United. O clube havia retiro a imagem do jogador na página do elenco no site oficial, sendo incluída novamente após a decisão da justiça britânica.