O Manchester United anunciou um investimento de 50 milhões de libras (R$ 340 milhões) para a próxima temporada. E não são reforços: será a revitalização de Carrington, o CT do clube.
A ideia do novo dono dos Red Devils. Sir Jim Ratcliffe, é transformar o local em uma instalação comparável às melhores do mundo. O CT foi alvo de críticas de Cristiano Ronaldo quando o português voltou ao clube, dizendo que nada havia mudado desde que saiu em 2009.
Reformas no Manchester United
O projeto, com duração prevista para toda a temporada 2024/25, será liderado pela renomada Foster + Partners, arquitetos responsáveis por obras icônicas como o Estádio de Wembley e o Estádio Lusail no Catar.
A empresa se concentrará em criar um ambiente colaborativo de alto desempenho para jogadores e funcionários, segundo o clube. A modernização de Carrington englobará todas as áreas do edifício, incluindo academia, departamento médico, instalações nutricionais e áreas de recuperação.
Sir Jim Ratcliffe, coproprietário do clube, ressaltou a importância da iniciativa:
— Queremos criar um ambiente de classe mundial para que nossos times possam vencer. Este projeto garantirá que o centro de treinamento do Manchester United seja mais uma vez reformado de acordo com os mais altos padrões.
Lord Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, expressou entusiasmo com o projeto: “Nosso objetivo é modernizar e revitalizar o edifício como um catalisador para o futuro sucesso do futebol, criando espaços que inspirem uma cultura de colaboração, união e pertencimento.“
A reforma de Carrington representa mais um passo significativo na evolução do Manchester United sob a nova propriedade da INEOS. Nos últimos anos, o clube já havia investido 10 milhõesde libras na construção de um novo prédio para o time feminino e para a base.
As críticas de Cristiano Ronaldo
O astro português havia comentado sobre a situação do clube quando deixou Old Trafford em 2022 para ir ao Al-Nassr. Ele criticou as instalações do clube ao dizer que nada havia mudado desde que ele saiu pela primeira vez, em 2009.
— Desde que Sir Alex Ferguson saiu, não vi evolução no clube. Nada mudou. Ele [Ferguson] sabe melhor do que ninguém que o clube não está no caminho que merece estar. Ele sabe. Todo mundo sabe — disse em entrevista após rescindir com o clube.
Segundo Ronaldo, as pessoas que não veem isso, é porque não querem ver. “Eles estão cegos. Desde que Sir Alex saiu, não vi nenhuma evolução no clube. Nada mudou.”
Desde a chegada de Ratcliffe, o foco em investir no time principal aumentou consideravelmente, mas não apenas com reforços. O empresário concordou em injetar o capital necessário para atualizar a infraestrutura associada ao clube.