‘Vergonhoso’: ídolo do Manchester United se revolta e detona donos do clube

3 minutos de leitura

A candidatura do Reino Unido e da Irlanda para sediar a Eurocopa 2028 contou com a nomeação de 10 estádios. Em Manchester, o Old Trafford foi preterido pelo Etihad Stadium, o que gerou fúria do ídolo do Manchester United, Gary Neville, que descreveu a atitude como “vergonhosa” e que seria a “gota d’água” para a família Glazer, dona do clube.

— A família Glazer tem sido alertada há anos sobre a falta de investimento em Old Trafford. Eles supervisionaram um declínio por 20 anos, nos quais passou de um dos melhores estádios do mundo para um que nem consegue entrar no top 10 no Reino Unido e na Irlanda. Este é um ponto baixo de todos os tempos. O fato de não estar entre os 10 melhores para sediar um torneio é uma piada. — Não houve investimento. É um estádio enferrujado. Isso é um abandono do dever. É vergonhoso — declarou Gary Neville.

Dois dos 10 estádios escolhidos para a candidatura não foram sequer construídos ainda. Como é o caso do Everton ‘s Bramley-Moore Dock e do Casement Park em Belfast. Com o seu alto poder tecnológico, a arena do Manchester City é mais moderna que o Old Trafford, apesar do Teatro dos Sonhos ter uma capacidade maior (61 mil dos Citizens contra 74 mil dos Diabos Vermelhos).

Leia mais:

Manchester United planeja se livrar de metade do elenco na próxima temporada

Entretanto, a venda do Manchester United pode incumbir melhorias no Old Trafford. O “leilão” do clube está em sua terceira rodada e a disputa entre Sheik Jassim Al Thani, membro da realeza do Catar, e o grupo INEOS, do empresário Sir Jim Ratcliffe. Espera-se que a terceira rodada de propostas cheguem até o prazo final de 28 deste mês.

O Old Trafford já mostra alguns sinais de deterioramento, com goteiras na cobertura evidenciando a necessidade de reforma. No ano passado, o Manchester United contratou arquitetos para examinar as opções para melhorar o estádio e chegou a ser levantada a hipótese de demolir o estádio para reconstruí-lo em outro luar. Mas a possibilidade foi suspensa com a tentativa de venda do clube por parte da família Glazer.

— Ainda há sugestões de que eles (Glazers) não venderão e, em vez disso, farão um investimento parcial. Eles precisam sair o mais rápido possível para permitir que novos proprietários entrem e coloquem o United de volta onde deveria estar dentro e fora do campo — completou Gary Neville.

O Manchester United concordou em retirar o Old Trafford da lista da candidatura, já que não poderia fornecer a infraestrutura necessária, pensando também na possibilidade de reconstrução do estádio.

Leia mais: Manchester United: jornal inglês indica 7 atacantes para Erik Ten Hag

Estádios nomeados na candidatura do Reino Unido e da Irlanda para a Eurocopa 2028

  • Casement Park (Belfast) – 34.500 
  • Dublin Arena – 51.711 
  • Etihad Stadium (Manchester) – 61.000
  • Everton ‘s Bramley-Moore Dock (Liverpool) – 52.679 
  • Hampden Park (Glasgow) – 52.032 
  • Estádio do Principado (Cardiff) – 73.952 
  • St James’ Park (Newcastle) – 52.305 
  • Estádio Tottenham Hotspur (Londres) – 62.322
  • Villa Park (Birmingham) – 52.190 
  • Estádio de Wembley (Londres) – 90.652 

O Comitê Executivo da Uefa decidirá quem irá sediar as Eurocopas de 2028 e 2032 em setembro, em reunião que será realizada com esse propósito. A única adversária da candidatura de Reino Unido e Irlanda é a Turquia, que também estão se candidatando para sediar a competição em 2032, concorrendo com a Itália.

— Campos de futebol mundialmente famosos e de alta capacidade e novos locais de última geração fornecerão a plataforma para a maior e mais bem-sucedida Eurocopa de todos os tempos – tornando-nos uma empresa de baixo risco , anfitrião de alta recompensa — diz um comunicado das cinco federações britânicas e irlandesas disse sobre a candidatura.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.