Manchester United – História, Mercado da Bola e Noticias

0
759
Manchester United

Manchester United Football Club

Antes de mais nada, o Manchester United Football Club ou MU, é um dos maiores clubes da Premier League inglesa, localizado no condado de Grande Manchester, noroeste da Terra da Rainha. Dessa forma, foi fundado em 1878 por Lancashire and Yorkshire Railway que batizaram inicialmente como “Newton Heath”. Sem muitos recursos na época, fez com que o time tentasse diversas vezes ingressar na Liga Inglesa, mas nunca teve sucesso.

A oportunidade surgiu apenas em 1892 com a criação da segunda divisão, no entanto foi um fracasso. Primeiramente, o United dividiu estádio com o seu rival local o estádio Maine Road, para depois em 1910 assumir o Old Trafford como sua casa. Isso, por que na década de 20 e 30, o clube passou por altos e baixo.

Na Segunda Guerra Mundial o futebol na Inglaterra foi cancelado entre os anos de 1939 a 1946. Com isso a guerra deixou um saldo bem negativo para United, seu estádio Old Trafford ficou em ruinas devido aos bombardeios aéreos.

Contudo, o Manchester United usava camisas vermelhas / brancas e calções pretos, mas desde 1934, os Red Devils, ou Diabos Vermelhos, usam o uniforme todo da cor cereja com circulo vermelho.

Seus maiores rivais são Liverpool, Chelsea e Manchester City, ambos sendo os maiores vencedores de Premier League e Champions League na Inglaterra. Dessa forma, a rivalidade entre os times é enorme. O clássico de Manchester Derby se mostra bem antigo desde 1881.

Já que são duas equipes que vivem momentos opostos. North West Derby é o clássico conhecido entre dois dos maiores clubes da Inglaterra Liverpool e Manchester United, desde 1984 acontece esse jogo. Em suma, o último rival na lista é os Blues de Londres onde esse clássico já ocorre desde 1907.

Trajetória do Manchester United, fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Manchester United Football Club, junto do Manchester City, são as duas equipes na Premier League do condado de Grande Manchester. Além disso, os Red Devils são um dos sete clubes a vencer a Premier League na era moderna, desde a fundação em 1992. O United foi o primeiro a ganhar a competição em 1992, depois disso venceu mais 12 vezes, mas desde da temporada 2012/13 o clube não vence o Campeonato Inglês.

Os anos de ouro dos Red Devils foram entre as décadas de 1900 a 2000, liderados por Sir Matt Busby e Sir Alex Ferguson. Assim, sob o comando dos lendários treinadores na história do Manchester United, foram 41 títulos nacionais e quatro troféus europeus. Atualmente, quem comanda os Red Devils, é um cara bem conhecido em Manchester. Ole Gunnar Solskjaer foi jogador do United por 11 temporadas. Sendo assim, foi seu último clube antes de partir para carreira de treinador. Como manager, começou como interino, cobrindo apenas quando a equipe não tinha um treinador fixo.

Depois disso passou por outros clubes, até então voltar para Manchester em 2018 na função que tinha exercido anteriormente, após demissão de José Mourinho. Conseguiu levar o time a 14 vitórias em 19 jogos, com isso foi efetivado no cargo.

Mercado de Transferências do Manchester United

Em suma, sendo um clube com uma história antiga, vitoriosa e muito bonita, certamente os Red Devils tiveram alguns jogadores e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube. Dessa forma, separamos cinco nomes, atuais e do passado. No Mercado de Transferências, o Manchester United trouxe para Old Trafford alguns nomes que eventualmente se tornariam ídolos.

Eric Cantona do Leeds por £ 1,2 milhões em 1992

O francês que tinha temperamento explosivo desembarcou em Manchester com intuito de mudar imagem do clube frente a títulos, mas o que se viu foi ele mudando a sua própria, com diversos problemas tanto dentro de campo quanto fora dele. Dessa forma, polêmico e muito habilidoso, The Bad Boy é considerado um dos pilares do ressurgimento do United nos anos 90. Além disso, virou ídolo usando a mística camisa sete dos Red Devils.

Cristiano Ronaldo do Sporting por £ 13 milhões em 2003

Em 2003, desembarcava em Manchester um português muito promissor vindo do Sporting, chamado Cristiano Ronaldo. No inicio foi complicado, depois que engrenou ninguém segurou mais. Junto assim ele ganhou 10 títulos e anotou 118 gols elevando o patamar do United a nível acima do que estava acostumado. Além disso, ainda em campos ingleses conseguiu conquistar sua 1ª bola de Ouro, em 2007.

Wayne Rooney do Leeds por £ 25,6 milhões em 2004

Em suma, o atacante chegou com status de craque no United, já que o valor pago por ele na época foi o maior naquele mercado de transferências por um atleta com menos de 20 anos. Rooney marcou história no Manchester, saindo como ídolo do clube, anotando 253 gols em 559 partidas e  conquistou 16 títulos nesse tempo.

Rio Ferdinand do Leeds por £ 39.1 milhões em 2002

Em suma, o zagueiro Rio Ferdinand ao trocar Leeds por United, quebrando recorde de transferência pela segunda vez. Com o Manchester, defensor venceu 17 campeonatos durante 12 temporadas, incluindo Premier League e uma Champions League.

Pogba da Juventus por £89.25 milhões em 2016

O craque francês chegou em Manchester com requinte de craque, já que chegou em alta com diversas temporadas de nível na Juventus da Itália e com conquistas de títulos em Turim.