O Manchester United só volta a campo no início de abril, mas o técnico Erik Ten Hag já vai precisar lidar com a insatisfação de um dos seus atletas.
O atacante sueco Anthony Elanga, de 20 anos, se disse frustrado pela falta de chances no time titular do Manchester United durante a temporada 2022/23. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, a decepção foi motivo até de conversa entre Elanga e o treinador da equipe.
Leia mais:
- Mercado: Rice escolhe destino e se aproxima de rival do West Ham
- Everton é acusado de violar regra da Premier League e pode perder pontos
Essa não é a primeira vez que Elanga se diz publicamente frustrado com a falta de espaço no Manchester United de Ten Hag. Já na atual temporada, em setembro último, o sueco deu uma entrevista parecida para o “One Football”.
— Você está sempre desapontado quando não tem a chance de jogar, mas não é algo que você possa controlar. Cabe aos líderes da equipe escolher quem da equipe é o melhor e quem eles acham que é o melhor. Para mim, é sobre performar o melhor possível nos minutos em que eu estiver em campo — declarou Elanga no ano passado.
Elanga: “It’s frustrating. It’s important for me to play. I’m focused on United now — then I’ll talk to the club. I like the club, but it’s important for me to play” ? #MUFC
“I spoke to Ten Hag — I know what he wants me to do and I can only continue to train hard”. pic.twitter.com/FZDZzKYOvr
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) March 25, 2023
Os números de Elanga no Manchester United
Os números de Elanga na atual temporada com a camisa do Manchester United de fato baseiam as suas reclamações. O sueco foi promovido ao time titular na temporada 2021/22, ainda sob o comando de Ole Gunnar Solskjaer, depois de ingressar ainda nas categorias de base do clube inglês.
Em seu ano de estreia, quando teve como treinadores Solskjaer, Michael Carrick e Ralf Rangnick, o atacante entrou em campo 27 vezes, 16 delas como titular. Ele começou como titular na partida das oitavas de final da Champions League contra o Atlético de Madrid e no clássico contra o Liverpool, por exemplo — embora os Red Devils tenham perdido ambos os jogos, por 1 a 0 e 4 a 0, respectivamente. Ao todo, ele fez três gols e deu duas assistências.
Já na época atual, Elanga soma 24 jogos, mas apenas sete como titular. Ele começou jogando em cinco partidas da Premier League, uma da Europa League e uma da Copa da Liga Inglesa. O sueco perdeu espaço com as chegadas de Antony e Weghorst para o setor, além da ótima fase de Rashford e da recuperação de Sancho.
Mais do que o número de jogos, a redução da quantidade de tempo que o atacante passa em campo deixa claro sua queda de patamar no elenco. Em 2022/23, Elanga soma 674 minutos em 24 jogos pelo Manchester United, o que dá uma média de 28 minutos por jogo. Em 2021/22, foram 1.417 minutos em 27 jogos — ou uma média de 53 minutos em campo por partida.
Elanga em 2022/23
- 24 jogos
- 674 minutos em campo – 28 minutos por jogo
- 0 gols marcados
- 2 assistências
O sueco ainda foi alvo de interesse de outros times da Premier League na última janela de inverno, especialmente o Everton. Os Toffees chegaram a fazer uma oferta de empréstimo por Elanga, mas o United bloqueou o negócio com a justificativa de que o ambiente ruim no Goodison Park — onde o time luta contra o rebaixamento pela segunda temporada seguida — não seria o melhor lugar para desenvolver a sua promessa.