O Manchester United e Leeds divulgaram uma nota oficial em conjunto, onde condenam cânticos em referência a tragédias que marcam a história das duas equipes. Ambas as diretorias criticam a postura dos torcedores dos times.
No último domingo (12), Leeds e Manchester United se enfrentaram no Elland Road. Em momentos distintos na Premier League, os Red Devils venceram por 2 x 0 e seguem na 3ª colocação, enquanto os Whites estão na disputa pela permanência na primeira divisão.
Manchester United e Leeds condenam cânticos em referência a tragédias
No intervalo de quatro dias, Manchester United e Leeds se enfrentaram duas vezes na Premier League. O primeiro confronto foi na quarta-feira (8), no Old Trafford, com os Whites garantindo boa vantagem por 2 x 0 com gols de Gnonto e um contra de Varanea, mas Rashford e Sancho garantiram o empate para os Red Devils.
Posteriormente, no domingo (12), o mandante foi o Leeds, mas o desempenho da equipe não foi o mesmo apresentado no Old Trafford. Com gols de Rashford e Ganacho, o Manchester United garantiu a vitória por 2 x 0.
Entretanto, a partida foi marcada por um momento lamentável nas arquibancadas. Uma parte dos torcedores do Leeds, utilizaram cantos zombando da tragédia de 1958. Como resposta, os adeptos do Manchester United que estavam presente no Elland Road, cantaram música em referência à Istambul em 2000.
A tragédia de 1958 é um dos momentos mais tristes da história do Manchester United. No retorno para a Inglaterra, o avião com 44 pessoas caiu em Munique, na Alemanha. No acidente, 23 pessoas faleceram, sendo oito jogadores.
O Leeds conseguiu ótima campanha na Copa da UEFA na temporada 1999/00, chegando até a semifinal da competição. No jogo de ida contra o Galatasaray, que foi realizado em Istambul, na Turquia, torcedores das duas equipes entraram em confronto, resultando na morte de Christopher Loftus e Kevin Speight, que eram adeptos dos Whites.
Em nota oficial, os dois clubes condenaram as atitudes dos torcedores das duas equipes. “Tal comportamento é completamente inaceitável e continuaremos a trabalhar em conjunto com nossos respectivos grupos de torcedores, a Premier League e outras autoridades para erradicá-lo do futebol”, publicou as duas equipes.
Rodada da Premier League é marcada por momentos lamentáveis
A 23ª rodada da Premier League estava no caminho para ficar marcada por resultados importantes, envolvendo as equipes na disputa pela permanência na primeira divisão, vaga nas competições europeia e título.
Entretanto, os jogos do final de semana contou com momentos lamentáveis. Na partida entre Leeds e Manchester United, torcedores utilizaram cantos contra duas tragédias que estão marcados na história das equipes.
Enquanto isso, no empate entre Brentford e Arsenal, Ivan Toney foi alvo de ataques racistas nas redes sociais. O jogador foi o autor do gol dos Bees, mas rapidamente torcedores utilizaram ofensas raciais contra o atleta. A diretoria da equipe condenou as atitudes e está investigando os autores.