Já fazem muitos meses que a venda do Manchester United é discutida na Inglaterra. Os Red Devils têm Jim Ratcliffe e Sheikh Jassim bin Hamad Al Thani como principais interessados em comprar o clube inglês. Mas uma notícia que saiu na tarde deste sábado (14) pode mudar tudo.
De acordo com a “BBC Sport”, Sheikh Jassim desistiu da compra do Manchester United. O bilionário catariano havia feito uma oferta de 5 bilhões de libras pelo clube, mas as negociações foram interrompidas nesta semana.
Diante da novidade, o “TalkSport” noticiou que Ratcliffe esteja pronto para oferecer a compra de 25% das ações da família Glazer para futuramente se tornar o proprietário majoritário do clube inglês.
Venda do Manchester United
A família Glazer comprou o Manchester United em 2005 por 790 milhões de libras e anunciou em novembro do ano passado que considerava vender o clube. O Grupo Ineos, do empresário britânico Sir Jim Ratcliffe foi outro licitante que, na verdade, queria apenas metade do controle acionário dos Red Devils.
De acordo com a “BBC Sport”, em março, o Manchester United devia 969,6 milhões de libras em empréstimos bancários e taxas de transferências pendentes. Segundo a emissora britânica, Ratcliffe se ofereceu para ter uma participação minoritária no clube, mas Sheikh Jassim apareceu com o interesse comprar 100% do clube.
Além dos dois principais candidatos, várias empresas de private equity (forma de investimento que envolve a compra de participações em empresas) nos Estados Unidos estão interessadas em emprestar dinheiro a um novo proprietário ou à própria família Glazer. Com uma participação minoritária no cube, os atuais donos do Manchester United não deixariam o controle dos Red Devils e poderiam investir em melhorias no Old Trafford e no centro de treinamento de Carrington, considerando que o time aumente seu valor nos próximos anos.
Enquanto isso, a torcida do Manchester United já manifestou com vários protestos para que o clube saia das mãos dos Glazers.