Desde que a INEOS de Sir Jim Ratcliffe assumiu o comando do futebol do Manchester United, o cenário mudou — e ainda muda — por inteiro. A empresa tem promovido uma verdadeira reformulação na direção da pasta e vem reforçando a equipe interna.
A ideia é romper com o jeito de trabalhar que colocou os Red Devils em uma situação complicada como time e clube. Foram anos de descaso da família Glazer que culminaram em um Manchester United desorganizado e pouco vencedor.
Com Jim Ratcliffe, o organograma do futebol do clube mudou totalmente e ainda pode enfrentar novas trocas. De início, pode parar difícil entender quem é quem na estrutura de trabalho do United, mas a PL Brasil te explica.
O novo comando de futebol do Manchester United
Sir Jim Ratcliffe – co-proprietário do clube e da INEOS
Jim Ratcliffe adquriu 27,7% das ações do clube em dezembro de 2023 e assumiu o controle do futebol. Através da INEOS, sua empresa multinacional da indústria química. É um amante do esporte e atua na área controlando Nice (futebol), Mercedes (Fórmula 1), INEOS Britania (vela), INEOs Grenadiers (ciclismo), New Zelandy Rugby (rúgbi) e NN Running Team (atletismo).
Ele é a figura central da estrutura e foi um dos responsáveis pela montagem da equipe. Todos se reportam a ele.
Dave Brailsford – chefe de esportes da INEOS
O executivo tem longa história no esporte. Recentemente, liderou um trabalho de destaque no ciclismo, pelo Grenadiers. É uma espécie de braço-direito de Sir Jim Ratcliffe e foi indicado para ser uma das lideranças do futebol red devil.
Dave Brailsford será uma figura decisiva em áreas como recrutamento, prospecção, estratégia, cultura e ciência esportiva. Em 2021, realizou uma auditoria no Nice quando a INEOS assumiu o clube. É um dos membros mais importantes da nova estrutura do Manchester United.
Jean-Claude Blanc – CEO da INEOS
Jean-Claude Blanc fecha o patamar de cima da direção cm Ratcliffe e Brailsford. Ele é considerado um especialista em negócios do futebol e teve passagens bem sucedidas por Juventus e Paris Saint-Germain.
Sua função na INEOS é supervisionar o portfólio de esportes do clube. Blanc é encarado como uma peça-chave para reestruturar o Manchester United de dentro para fora, como fez na Juve. Ele foi fundamental para a ajudar a Vecchia Signora a superar a passagem pela Série B em 2006/07 e participou da construção do Allianz Stadium.
Omar Berrada – CEO do clube
Berrada foi uma contratação de peso diretamente do Manchester City. Ele foi diretor de operações de futebol no Grupo City e ocupou cargos no Barcelona. É um profissional gabaritado e muito experiente.
O Manchester United espera de Berrada mais uma liderança na reestruturação do futebol. Ele participará ativamente no planejamento dentro de campo e será responsável direto pelos diretores esportivos.
Dan Ashworth – diretor esportivo
Foram meses para o Manchester United finalmente conseguir tirar Dan Ashworth do Newcastle, o que aconteceu no começo de julho. Dan Ashworth terá um lugar decisivo na hierarquia de futebol do clube e será o principal responsável pela contratação de jogadores.
O profissional é conhecido por ter feito grandes contratações em sua carreira, desde o West Bromwich, passando pelo Brighton, até o Newcastle. Ele se reportará pessoalmente a Omar Berrada e estará acima de Jason Wilcox.
Jason Wilcox – diretor técnico
Quando anunciou Jason Wilcox, o Manchester United informou que a função do diretor é “trabalhar com todas as áreas técnicas do departamento de futebol para atingir os mais altos padrões de desempenho”.
Ele estava no Southampton e trabalhou por anos no Manchester City. Foi fundamental para as revelações de Jadon Sancho, Phil Foden e Cole Palmer. O Manchester United o enxerga como um profissional importante para o desenvolvimento de um bom trabalho de base e, consequentemente, no lançamento de novos jogadores.
Christopher Vivell – diretor interino de recrutamento
A missão de Christopher Vivell é recomendar os melhores talentos possíveis ao time. Ele precisa ter olhos de águia e usá-los para o United pinçar boas oportunidades no mercado. Assim como Wilcox, se reportará a Dan Ashworth.
Fez muito sucesso na Red Bull e tem como principal feito a contratação de Erling Haaland para RB Salzburg junto ao Molde. Seu último trabalho foi no Chelsea.
Erik Ten Hag – técnico
O treinador é a peça principal para fazer um time jogar bem, mas isso todos já sabem. Erik Ten Hag ganhou um voto de confiança e recebeu um novo contrato.
A INEOS acredita que o holandês poderá entregar um melhor desempenho amparado pela nova direção de futebol. Além disso, receberá reforços importantes na comissão técnica.
Ruud Van Nistelrooy – assistente
Ídolo do Manchester United, Van Nistelrooy é mais uma contratação para a temporada. O holandês atuou como treinador principal nos últimos anos e comandou o PSV Eindhoven entre 2022 e 2023. Estava cotado para assumir o Burnley, mas fará parte da comissão técnica dos Red Devils.
René Hake – assistente
Rene Hake já possui uma longa carreira como treinador principal. Desde 2015/16, passou por Twente, SC Cambuur, Utrecht e Go Ahead Eagles, seu time na temporada passada. Ele chega ao Manchester United para auxiliar Ten Hag, com quem trabalhou nas categorias de base do Twente.
A intenção dos Red Devils é replicar o modelo do Manchester City. Os rivais azuis possuem uma equipe de apoio numerosa que ajuda Pep Guardiola a comandar o time.
Steve McCLaren – assistente
O veterano já está em Old Trafford desde 2022. McClaren chegou ao clube junto de Erik Ten Hag e é um homem de confiança do holandês. É dono de uma longa carreira como treinador, com passagens por seleção inglesa, Wolfsburg e Newcastle.
Gary O’Driscoll – diretor médico
Gary O’Driscoll deixou o Arsenal para se juntar ao Manchester United em setembro de 2023. Em Old Trafford, ele supervisiona todas as atividades médicas dos departamentos masculino, feminino e de base. Ele é considerado um dos mais respeitados da medicina esportiva na Inglaterra e ficou nos Gunners por 14 anos.
Jordan Reece – chefe de fisioterapia
Em maio de 2024, a imprensa inglesa noticiou que Jordan Reece havia chegado a um acordo para trocar o Arsenal pelo Manchester United. Terá a missão de, aliado ao departamento de medicina, diminuir o alto número de lesões que os Red Devils tiveram em 2023/24.
🚨 JUST IN:
Arsenal physio Jordan Reece is set to join Manchester United. #MUFC [@johncrossmirror] pic.twitter.com/j6LiH98Ers
— mufcmpb (@mufcMPB) May 31, 2024
Além das contratações feitas, diversos profissionais de longa data deixaram o United nos últimos meses, de diretores a membros do departamento médico. Nesse primeiro impacto, as mudanças do comando de Sir Jim Ratcliffe devem ser maiores fora das quatro linhas do que dentro de campo.
Um novo Manchester United vem aí.