Manchester United ‘desiste’ e aceita liberar atacante de R$ 801 milhões de graça

4 minutos de leitura

Perto de fazer mais uma limpa no elenco na próxima janela de transferências, o Manchester United tomou uma decisão sobre um dos jogadores que não são mais tão queridos no elenco: Anthony Martial.

Segundo o “The Athletic”, os Red Devils não têm a intenção de ativar a opção de prorrogar o contrato do francês quando este expirar no final desta temporada. Com isso, o atacante pode deixar o Old Trafford de graça.

A queda de Martial no Manchester United

Martial se tornou o adolescente mais caro do mundo em 2015, quando se mudou para o Old Trafford ao deixar o Monaco, em uma transação inicialmente no valor de 36 milhões de libras, que subiu para 58 milhões.

O francês assinou um novo contrato de cinco anos em 2019, que incluía uma cláusula permitindo ao United prolongar sua permanência por mais 12 meses até junho de 2025. Já havia ocorrido uma prorrogação semelhante em 2018 e, depois, um novo contrato.

Martial Manchester United
(Foto: Icon Sport)

Mas, conforme as coisas estão, espera-se que a hierarquia do clube inglês deixe o atacante de 28 anos sair como agente livre no próximo verão — a menos que ofertas adequadas de interessados cheguem em janeiro.

O clube costuma inserir e acionar tais cláusulas para a maioria dos jogadores, embora recentemente tenham decidido não fazer isso no caso de David De Gea, que saiu em julho sem custos.

Somando o custo total de Martial durante seus anos no Manchester United — a taxa de transferências e seus salários ao longo das temporadas — o clube desembolsou cerca de 151 milhões de euros (R$ 801 milhões) com o atacante, segundo o site Football Transfers.

O momento atual com Erik ten Hag

Ele fez 19 aparições na campanha de 2023-24 até agora, mas apenas sete foram como titular — duas delas na Copa da Liga — e o francês ainda não completou uma partida inteira.

Sua substituição aos 56 minutos da chocante derrota em casa por 3-0 para o Bournemouth no sábado, substituído por Rasmus Hojlund, foi recebida com aplausos de algumas seções dos torcedores do United.

Manchester United
(Foto: Icon Sport)

No geral, Martial marcou 90 gols em 317 partidas em todas as competições, durante uma carreira no United marcada por lesões e forma irregular. Dados os gastos do United com ele, é como se cada gol “valesse” 1,7 milhão de euros.

Apesar de conquistar duas FA Cups, uma Copa da Liga e um título da Europa League, Martial enfrentou especulações constantes sobre seu futuro e foi emprestado ao Sevilla entre janeiro e maio de 2022.

Outros contratos, como os de Aaron Wan-Bissaka, Victor Lindelof e Hannibal Mejbri, também estão programados para terminar em 2024, e eles também contêm opções de prorrogação. O técnico do United, Erik ten Hag, confirmou que o clube está discutindo o que fazer.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]