Manchester United define escolha número 1 para novo técnico

5 minutos de leitura

O Manchester United vive as primeiras semanas de transformações desde a chegada de Sir Jim Ratcliffe ao comando do clube. A expectativa por mudanças dentro e fora de campo é alta.

O técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate, pode estar a caminho de Old Trafford. Segundo o jornal inglês “Daily Star”, ele é a principal escolha do Manchester United para substituir Erik ten Hag.

A escolha se deu principalmente através do novo dono do clube, Sir Jim Ratcliffe. O jornal indica que ele teria sondado lendas do United e obtido um feedback positivo sobre Southgate.

Southgate tem apoio no Manchester United

O treinador, que comanda a seleção inglesa desde 2016, também teria o apoio de alguns jogadores do United que estão na seleção. Além deles, o futuro diretor de futebol do clube, Dan Ashworth, também gosta da possibilidade.

Southgate e Ashworth, que deixará o Newcastle para ir aos Red Devils, trabalharam juntos na Federação Inglesa de Futebol (FA). O periódico indica que os dois teriam interesse em se unir novamente.

Gareth Southgate, técnico da Inglaterra manchester united
Icon Sport

A possível mudança para o United representaria um desafio para Southgate, que teria que lidar com a pressão de um clube que busca voltar a ser campeão. Na seleção, no entanto, também sofre pressão há algum tempo.

O time de Ten Hag vem tendo uma temporada inconsistente e, apesar de chegar às semifinais da FA Cup, ainda não garantiu vaga na Champions League da próxima temporada.

Curiosamente, em sua passagem como treinador de clube na Premier League, era o comandante do Middlesbrough na histórica vitória por 8 a 1 sobre o Manchester City, em 2008.

A situação com a Inglaterra

O contrato do ex-jogador com a seleção termina em dezembro de 2024, após a Eurocopa na Alemanha, e a FA deseja renová-lo. No entanto, a decisão final sobre seu futuro dependerá da vontade do próprio treinador em deixar o comando da seleção.

Southgate na seleção inglesa:

  • 91 jogos
  • 59 vitórias
  • 17 empates
  • 15 derrotas
  • 212 gols a favor
  • 73 gols contra
  • 71% de aproveitamento

Com a seleção, Southgate foi elogiado pelo desempenho dos Três Leões na Copa do Mundo de 2018. Na ocasião, a Inglaterra foi eliminada com uma derrota por 2 a 1 nas semifinais em um jogo que poderia ter sido diferente contra a Croácia. Ficou em quarto lugar na competição após derrota para a Bélgica.

Southgate Inglaterra
(Foto: Icon Sport)

O time era o favorito para a Eurocopa de 2020, disputada no ano seguinte e em casa. Na final em Wembley, a equipe inglesa foi derrotada nos pênaltis para a Itália.

Em 2022, no entanto, esperava-se um resultado melhor, dada a evolução ao longo dos anos — incluindo uma excelente qualificação para o Mundial. Souhtgate e seus jogadores pararam na França, nas quartas de final, e foram eliminados da Copa do Catar,

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]