Depois de um longo período de negociações, o Manchester United enfiou anunciou a contratação de Matthijs De Ligt na última semana. As conversas contaram com um fator crucial, com a participação de Ten Hag para se reencontrar com o zagueiro.
De Ligt se destacou no cenário internacional justamente com Ten Hag. Os dois trabalharam juntos no Ajax que, à época, superou as expectativas e chegou até a semifinal da Champions League em 2018/19.
Os bastidores da contratação do Manchester United
Em 2019, na janela do meio do ano, o zagueiro deixou o Ajax e assinou com a Juventus por 75 milhões de euros. Três anos depois ele foi anunciado pelo Bayern de Munique.
De acordo com o “The Athletic”, durante esse período de cinco anos, Ten Hag enviava regularmente mensagens de texto para De Ligt. Isso foi crucial para o Manchester United agir com facilidade assim que o Bayern de Munique aceitasse vender o zagueiro.
O clube conseguiu agir rapidamente para acertar os termos pessoais com o zagueiro, restando apenas o acordo com o Bayern.
A reportagem do site inglês acrescentou que Barcelona e PSG chegaram a entrar em contato com representantes do jogador. Porém, o desejo de reencontrar Ten Hag e o carinho pelo Manchester United fizeram com que as negociações não avançassem.
A 'deligtful' set of images 😉🖼️#MUFC pic.twitter.com/lqLuBtdLa7
— Manchester United (@ManUtd) August 14, 2024
De Ligt pode recuperar a confiança no Manchester United
A primeira temporada do jogador na Alemanha foi ótima. Ele chegou a ser eleito o melhor jogador da Bundesliga em março e abril, sendo um pilar na defesa e no título nacional em 2022/2023.
No entanto, na temporada seguinte, De Ligt perdeu espaço com Tuchel. O jogador ficou apenas como quarta opção para a defesa, com Kim Min-jae, Upamecano e Dier liderando a lista.
Na seleção, o zagueiro também perdeu espaço. Stefan De Vrij formou a dupla com Virgil Van Djik durante a Eurocopa.
Segundo o “The Athletic”, Kompany chegou a conversar com o jogador e declarar que a opção pela transferência era da diretoria. O treinador teria afirmado que De Ligt estava nos planos para a temporada.
Agora no Manchester United, De Ligt poderá retomar a confiança na carreira. O clube estava buscando a contratação de um zagueiro para ser titular, além de reencontrar Ten Hag. No ano passado, o zagueiro falou sobre a relação com o treinador em entrevista ao “The Athletic”.
— Ten Hag foi o treinador mais importante para o meu desenvolvimento como jogador. Mesmo com apenas 18 anos, ele me via como alguém que poderia liderar um time, que poderia ser um exemplo e ser um bom capitão.