O Manchester United gastou quase 200 milhões de libras em reforços na última janela de transferências. Um dos principais foi o zagueiro Matthijs De Ligt, que deixou o Bayern de Munique.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp
O holandês se mostrou muito feliz com sua ida à Premier League e aproveitou para “cutucar” a Bundesliga, reforçando que é uma liga menos popular do que o campeonato inglês.
De Ligt feliz por sair do Bayern?
O holandês deu uma indireta sutil à sua antiga liga poucas semanas depois de assinar com o Manchester United. Ele fez apenas três aparições pelos Red Devils, mas já reafirmou como está feliz com a transferência.
De Ligt passou duas temporadas no Bayern de Munique e conquistou o título da Bundesliga em 2022/23 e uma Supercopa da Alemanha em 2022. Mas, apesar do sucesso, diz estar mais feliz na Inglaterra.
O motivo é a popularidade da liga. Na sua visão, agora está no centro dos holofotes do futebol mundial, o que não acontecia na Alemanha, que tem uma liga menos popular internacionalmente.
— Estou feliz com minha mudança para o Manchester United. Também porque fico no centro das atenções. A Premier League tem mais espectadores, a Bundesliga menos — disse após o jogo da Holanda contra a Bósnia.
O jogador fez 73 partidas pelo time bávaro durante suas duas temporadas e foi importante também na Champions League. Agora no United, também reecontra seu ex-técnico de Ajax, Erik ten Hag.
A popularidade da Premier League
Estatisticamente, não há nenhum argumento contra a declaração de De Ligt — a Premier League é o campeonato nacional de futebol mais popular do mundo.
Em 2022, uma análise da Red Bull descobriu que o campeonato inglês liderou com folga a lista das ligas mais assistidas do mundo. Uma quantidade de 3,2 bilhões de pessoas assistiram à liga na temporada 2018/19.
Enquanto isso, a Bundesliga ficou apenas em quinto lugar nessa lista. Foram cerca de seis milhões de torcedores sintonizando na temporada após a pausa da Covid-19.
Por outro lado, com maior popularidade, também pode haver mais críticas. De Ligt, por exemplo, teve um jogo ruim na vitória da Holanda por 5 a 2 sobre a Bósnia, e isso foi reforçado pelo técnico Ronald Koeman.
Além disso, ele fez apenas uma partida titular pelo Manchester United, o que resultou em uma derrota por 3 a 0 para o Liverpool em Old Trafford.