Manchester United e Coventry City farão uma das semifinais da Copa da Inglaterra neste domingo (24), a partir das 11h30 (de Brasília), em Wembley. Será o primeiro encontro dos dois times depois de quase 17 anos.
A última vez que os times se enfrentaram também foi por uma eliminatória nacional, na Copa da Liga Inglesa, em 2007/08. United e Coventry mediram forças pela terceira fase da competição, em Old Trafford. Todo favoritismo dos Red Devils, que terminariam aquela temporada campeões da Premier League e da Champions, não saiu do papel.
Como o estrelado Manchester United perdeu para o Coventry em 2007?
Bem, o United não estava tão estrelado assim naquela ocasião. Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Carlos Tévez e outros astros da companhia sequer foram relacionados. Por conta do apertado calendário que o time enfrentava, Alex Ferguson decidiu escalar um time muito jovem.
O treinador assumiu os riscos e praticamente abdicou da Copa da Liga Inglesa, que é colocada como uma competição abaixo de Premier League, Copa da Inglaterra e torneios europeus. Isso, porém, não retirou a chateação de Ferguson com a derrota à época.
–Estou pasmo com nosso desempenho. É um grande choque para todos nós. São jovens jogadores em quem temos grandes esperanças, avaliou Ferguson após a eliminação contra o Coventry.
Manchester United: Tomasz Kuszczak, Danny Simpson, Gerard Piqué e Jonny Evans (Michael Carrick), John O’Shea e Phill Bardsley (Wes Brown); Chris Eagles, Anderson, Lee Martin (Fraizer Campbell) e Nani; Dong Fangzhou. Técnico: Alex Ferguson.
Coventry City: Andy Marshall, Elliott Ward, Garry Borrowdale, Ben Turner; Stephen Hughes; Isaac Osbourne, Jay Tabb, Michael Doyle, Michael Mifsud, Robbie Simpson e Leon Best. Técnico: Iain Dowie.
FULL-TIME! The Sky Blues dump Manchester United out of the Carling Cup after a superb 2-0 win at Old Trafford! #PUSB pic.twitter.com/W1yZYeRJqR
— Coventry City (@Coventry_City) May 9, 2020
Alguns nomes conhecidos da escalação dos Red Devils ainda buscavam seus lugares ao sol. Piqué era o “projeto” do imponente zagueiro que faria história no Barcelona nos anos seguintes. Revelado pelo Manchester United, o espanhol tinha apenas 20 anos à época e não impediu a derrota.
Piqué sofreu com a fisicalidade do futebol inglês e fez apenas 23 jogos no clube. O brasileiro Anderson vivia sua primeira temporada no clube e era o principal nome de criatividade no time contra o Coventry ao lado de Nani, que também debutava pelo time naquele ano.
🗣 Gerrard Piqué:
“Sir Alex me convenceu a vir para o Manchester United na época, ele era como um segundo pai. Muito mais do que apenas um treinador.” pic.twitter.com/b5iFDe5Nt2
— Fergie Time Brasil (@MUFCuriosidades) May 13, 2022
‘Mosquitinho’ do Coventry viveu noite de histórica e foi carrasco do Manchester United
Todo o favoritismo do Manchester United ficou de lado a partir do momento em que as equipes entraram em campo. O Coventry City era um time de segunda divisão apenas esperando o vacilo do rival. 74 mil pessoas no Old Trafford viram o improvável acontecer.
O herói daquela noite tem nome, sobrenome e apelido. Michael Mifsud marcou os dois gols do jogo. O atacante nascido em Malta foi apelidado de “Mosquitinho” por um auxiliar do Coventry City à época, por conta de seu estilo frenético e intenso.
O primeiro gol saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Mifsud aproveitou “cochilo” da defesa adversária e completou cruzamento do lado esquerdo para as redes. Depois, o maltês de carreira pouca expressiva, matou o jogo com um chute forte aos 25 minutos do segundo tempo. Apenas duas mordidas do “Mosquitinho” foram necessárias para derrubar o maior bicho-papão do futebol inglês naquele momento.
📺 𝗢𝗡 𝗧𝗛𝗜𝗦 𝗗𝗔𝗬:
Michael Mifsud struck twice at Old Trafford as the Sky Blues knocked Manchester United out of the League Cup. #PUSB pic.twitter.com/sBHIiFEjSx
— Coventry City (@Coventry_City) September 26, 2022
Retrospecto entre Manchester United x Coventry City
- 83 jogos
- 43 vitórias do United
- 23 vitórias do Coventry
- 17 empates
Ainda na Championship, The Sky Blues sonham em derrotar o Manchester United mais uma vez. Os Red Devils não são tão amedrontadores quanto em 2007, mas agora irão com força máxima. Para quem vem da segunda divisão e já está em Wembley, seguir sonhando é obrigação.