O Manchester United foi apontado como clube mais valioso do mundo em levantamento feito pela empresa “Sportico”. Mesmo com a má fase em campo nos últimos anos, os Red Devils se mantém como uma potência esportiva em termos financeiros. Segundo o estudo, o clube está avaliado em 6,2 bilhões de dólares. (R$ 31,5 bilhões, na cotação atual).
A Premier League foi a segunda liga mais presente no top 50, com nove representantes. De forma surpreendente, a Major League Soccer (MLS) é o campeonato com mais clubes. São 20 clubes do futebol estadunidense na lista.
Os 20 times mais valiosos do mundo
A “Sportico” revelou o top 20 da lista de 50 clubes mais valiosos do mundo. Nesse recorte, os times europeus aparecem com maior destaque nas primeiras posições, enquanto equipes da MLS ganham destaque já na segunda metade.
- Manchester United – 6,2 bilhões
- Real Madrid – 6,06 bilhões
- Barcelona – 5,2 bilhões
- Liverpool – 5,11 bilhões
- Bayern de Munique – 4,8 bilhões
- Manchester City – 4,7 bilhões
- PSG – 4,05 bilhões
- Arsenal – 3,9 bilhões
- Tottenham – 3,4 bilhões
- Chelsea – 3,4 bilhões
- Juventus – 1,7 bilhão
- Borussia Dortmund – 1,6 bilhão
- Atlético de Madrid – 1,6 bilhão
- Milan – 1,2 bilhão
- Los Angeles FC – 1,1 bilhão
- Inter de Milão – 1,06 bilhão
- Atlanta United – 1,05 bilhão
- Inter Miami 1,02 bilhão
- LA Galaxy – 1 bilhão
- New York City – 840 milhões
* Valores em dólar.
Por que o Manchester United é o clube mais valioso do mundo?
O clube de Old Trafford é uma máquina de fazer dinheiro pela força de sua marca na Inglaterra e ao redor do mundo. O levantamento levou em conta o fluxo de receitas divulgadas pelos times em seus balanços.
Isso engloba ganhos em direitos de transmissão, receitas nos jogos e força comercial. O Manchester United recebe muito dinheiro quando vende as transmissões de suas partidas tanto para o mercado externo quanto para as emissoras locais.
Em jogos, o time consegue fundos importantes com ingressos, produtos vendidos no estádios e receitas de associados. Comercialmente, a equipe pode lucrar com patrocínios, publicidade e outros concretos. A “Sportico” ainda considerou outros fatores como histórico de vendas, desempenho em campo, projeção futura e situação no mercado.
O empresário Sir Jim Ratcliffe precisou desembolsar cerca de 1,25 bilhão de libras (R$ 7,7 bilhões) para comprar 27,7% do Manchester United em dezembro de 2023 e assumir o comando do futebol do clube.