Manchester United choca futebol inglês e rouba diretor do City que contratou Haaland

6 minutos de leitura

Sob o comando de Sir Jim Ratcliffe, o Manchester United tem prometido uma intensa reformulação dentro e fora de campo. Nos bastidores, isso já começou, com trocas nas cadeiras de quem dirige o clube. Agora, os Red Devils terão um importante diretor do rival Manchester City.

Trata-se de Omar Berrada, que deixou o quadro administrativo do City para se tornar CEO do Manchester United. A informação é do “The Athletic” e caiu como uma bomba no futebol inglês.

Manchester United oficializa nomeação de Omar Berrada

O United oficializou a nomeação de Berra como CEO da equipe. O anúncio foi realizado na tarde deste sábado (20), em comunicado oficial divulgado pelos Red Devils.

É nossa ambição declarada restabelecer o Manchester United como um clube vencedor de títulos. Estamos satisfeitos por Omar se juntar a nós para ajudar a atingir esse objetivo, para que, mais uma vez, os torcedores do United possam ver, nas palavras de Sir Matt Busby, a bandeira vermelha hasteada no topo do futebol inglês, europeu e mundial.

A data de início dos trabalhos de Omar será confirmada posteriormente. Segundo o jornalista James Ducker do “Telegraph”, o diretor irá assumir o cargo formalmente no verão europeu, após o encerramento da temporada 2023/2024. Por enquanto, Patrick Stewart segue como diretor interino.

Quem é Omar Berrada, que trocou o Manchester City pelo Manchester United?

O profissional será o CEO dos Red Devils, na vaga de Richard Arnold. Ele ocupava a posição de diretor de Operações de Futebol do City Football Group e era o responsável por supervisionar a gestão de talentos, desempenho e inteligência dos clube.

Antes, Berrada também atuou como diretor comercial de marketing do City e fez parte da gestão do Barcelona por 11 anos. O futuro dirigente do Manchester United tem vasta experiência tanto na atuação esportiva quanto na área comercial.

Omar Berrada
Omar Berrada, futuro diretor do Manchester City (Foto: City Football Group)

Internamente, Omar Berrada era muito bem avaliado pelo Manchester City. O profissional era dono de alguns feitos relevantes e era cotado para crescer no organograma do clube.

  • Havia o entendimento de que Berrada substituiria Aitor ‘Txiki’ Begiristain como CEO do Manchester City por conta de sua alta habilidade na função.
  • Berrada teve atuação decisiva na contratação de Haaland. De acordo com o jornalista Mike Keegan, o profissional foi fundamental para o clube contratar o norueguês. Ele também foi importantíssimo no desenvolvimento das categorias de base do clube.
Haaland comemorando gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

O Manchester City confirmou ao “The Athletic” o desligamento de Berrada. O clube agradeceu os serviços prestados e desejou boa sorte ao profissional na sequência da carreira.

O Manchester City Football Club pode confirmar que Omar Berrada renunciou ao cargo de diretor de operações de futebol do City Football Group. O clube compreende a sua decisão de procurar um novo desafio e sai com os nossos agradecimentos e votos de felicidades.

Com Ratcliffe, o Manchester United deve mudar completamente a estrutura de seu futebol. Omar Berrada assumirá as lideranças executivas das áreas comerciais e esportivas dos Red Devils, fará parte do conselho administrativo do clube e terá de se reportar ao quadro acionário.

A movimentação foi encarada na Inglaterra como um duro golpe para os Citizens e uma bela sacada do United.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.