Um dos grandes jogos do futebol inglês é entre Manchester United e Chelsea, que foi até final de Champions League em 2008. A PL Brasil separou, em formato de lista – mas sem ordem de importância -, os jogos mais marcantes e simbólicos entre Blues e Red Devils.
Manchester United x Chelsea: listamos os 10 jogos mais importantes da história
1908: Manchester United 1×0 Chelsea
No dia 1º de fevereiro de 1908, Manchester United e Chelsea se enfrentaram pela primeira vez na história, pela Copa da Inglaterra.
No Estádio Bank Street, em Manchester, o atacante Sandy Turnbull marcou o único gol da partida, que garantiu o triunfo aos Red Devils. O United seria eliminado da competição nas quartas de final, diante do Fulham, após o revés por 2 a 1.
1994: Chelsea 0x4 Manchester United
Em busca da primeira dobradinha de sua história, após terem garantido o título da Premier League na temporada, os Diabos Vermelhos tinham o Chelsea pela frente, na grande final da Copa da Inglaterra de 1994.
A tarde chuvosa em Wembley não impediu que o lendário Eric Cantona pegasse fogo. Com dois gols de pênalti, o atacante abriu o caminho para a goleada do United na decisão da disputa.
1999: Chelsea 5×0 Manchester United
Cinco anos depois, os Blues deram troco e devolveram o chocolate de gols. Antes do encontro dos dois clubes por aquela edição da Premier League, o United mantinha uma sequência invicta de 29 partidas.
Aos 27 segundos de jogo, Gustavo Poyet marcou para a equipe de Stamford Bridge; aos 16 minutos, foi a vez de Chris Sutton marcar.
Sete minutos depois, Nicky Butt foi expulso e, a partir daí, a missão dos Blues ficou ainda mais fácil. Henning Berg, Poyet mais uma vez e Jody Morris fecharam a goleada. Detalhe agravante: os Red Devils eram os atuais detentores da “Treble”.
2004: Chelsea 1×0 Manchester United
O dia 15 de agosto de 2004 marcou o primeiro jogo de José Mourinho no Campeonato Inglês. Comandando o Chelsea, o português teria um desafio enorme logo em sua estreia: o United de Alex Ferguson.
Nos oito anos anteriores, a equipe de Manchester não havia perdido na rodada inicial da Premier League.
No entanto, um gol de Gudjohnsen, aos 14 minutos de jogo, sacramentou o triunfo dos azuis e o início de uma era vitoriosa.
2007: Chelsea 1×0 Manchester United
Na primeira partida do “novo Wembley”, em maio de 2007, Manchester United e Chelsea disputaram a final da Copa da Inglaterra daquele ano.
Enquanto o time de Ferguson levou a melhor na Premier League, desbancando justamente os azuis, os comandados de José Mourinho tinham garantido o título da Copa da Liga.
Com muita emoção, do jeito que pede uma decisão, a equipe londrina conquistou o troféu somente na prorrogação, com gol do ídolo Didier Drogba aos 11 minutos do segundo período do tempo extra.
2008: Manchester United 1 (6)x(5) 1 Chelsea
Claro que a maior partida na história entre os dois clubes não podia estar de fora da lista. Com dois times da Inglaterra na final da Champions League pela primeira vez, a decisão de 2008 da competição entrou para o grupo de jogos mais importantes de futebol da Terra da Rainha.
Aos 26 minutos de duelo, Cristiano Ronaldo não desperdiçou cruzamento de Wes Brown e testou para o fundo das redes.
Entretanto, pouco antes do intervalo, o lendário Frank Lampard deixou tudo igual e, após um segundo tempo sem gols, a final da Champions foi para a prorrogação.
No tempo extra, Drogba deu um tapa em Nemanja Vidic e acabou expulso, desfalcando o Chelsea na eventual disputa de pênaltis. Nas penalidades, CR7 desperdiçou sua cobrança, mas Terry acabou dando a escorregada que entrou para a história e também perdeu.
Foi diante deste cenário que a estrela de Van der Sar brilhou. Na batida de Anelka, o arqueiro holandês foi preciso em fazer a defesa e garantir a “Orelhuda” para o time de Alex Ferguson.
2010: Manchester United 1×2 Chelsea
Em pleno Old Trafford, no dia 3 de abril de 2010, o Chelsea deu praticamente o passo final para a conquista de seu terceiro título da Premier League.
Contra o então líder United, os Blues conseguiram uma vitória por 2 a 1 e, com cinco jogos sobrando na disputa, abriram dois pontos à frente dos rivais.
2011: Manchester United 2×1 Chelsea
Três anos depois da final da Liga dos Campeões, o Chelsea teve a chance de dar o troco no Manchester United pela competição europeia. No primeiro jogo das quartas de final, Rooney fez o único gol do triunfo magro dos Diabos Vermelhos, fora de casa.
Na volta, em Old Trafford, os Blues deram sinal de que poderiam dar trabalho quando Drogba marcou aos 22 minutos do segundo tempo, deixando o jogo em 1 a 1 (Chicharito já havia anotado para os donos da casa).
Entretanto, no mesmo minuto, Park Ji-sung fez o segundo dos mandantes e definiu a classificação vermelha na Champions. Os comandados de Sir Alex Ferguson perderiam na grande final da disputa para o Barcelona, em Wembley.
2012: Chelsea 5×4 Manchester United
Pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa de 2012, as duas equipes anotaram um combinado de nove gols em um jogo que teve direito até a prorrogação.
Buscando a igualdade por três vezes, David Luiz, Cahill e Hazard anotaram para os donos da casa no tempo regulamentar, enquanto o United marcou com Giggs, Chicharito e Nani.
O período extra contou com mais três tentos: Sturridge e Ramires balançaram as redes para o Chelsea e nem mesmo o segundo gol de Giggs na partida adiantou para o time de Manchester: 5 a 4 no placar final.
2018: Chelsea 1×0 Manchester United
Fechando a lista dos grandes jogos entre Chelsea e Manchester United, está a final da Copa da Inglaterra de 2018.
Em Wembley, no dia do casamento real entre o príncipe Harry e Meghan Markle, o Chelsea de Antonio Conte contou com gol de pênalti de Hazard para levantar o troféu diante de José Mourinho, então técnico dos Red Devils.
Esse foi o único título dos Blues na temporada e, também, foi a última partida do técnico italiano no comando do clube londrino.