Manchester United e Chelsea são duas grandes equipes do futebol inglês. No decorrer de suas histórias, muitos jogadores vestiram a camisa e fizeram história em campo.
Enquanto alguns têm a honra de vestir uma camisa, outros possuem no currículo passagens pelos dois times. A PL Brasil separou uma lista com jogadores que atuaram tanto por Manchester United quanto pelo Chelsea.
Jogadores que já jogaram por Manchester United e Chelsea
Mason Mount e Romelu Lukaku são exemplos da história recente que já entraram em campo pelos dois clubes. Mas outros nomes já defenderam os times de Stamford Bridge e Old Trafford ao longo dos anos.
Juan Sebastián Verón
Um nome muito conhecido do futebol brasileiro, principalmente pelo tempo em que jogou no Estudiantes, Juan Sebastián Verón tem uma passagem pelo futebol inglês. Ele chegou ao país em 2001 depois de deixar a Lazio para ser jogador do United.
Nos Red Devils, Verón jogou ao lado de nomes como Gary Neville, Paul Scholes, David Beckham, Ryan Giggs e Van Nistelrooy, fazendo parte da campanha do título da Premier League em 2002/03.
Querendo ter mais partida, Verón optou por deixar o United em 2003 e assinou com o Chelsea, mas ele não conseguiu repetir o desempenho e retornou para a Itália, dessa vez como jogador da Inter de Milão.
Radamel Falcão
Radamel Falcão se tornou um dos atacantes mais letais do futebol europeu no início dos anos 2010 com Porto, Atlético de Madrid e Monaco. Isso levou o United a contratar o colombiano em 2014 por empréstimo. As expectativas se transformaram em frustração e o centroavante ficou longe de ser um goleador.
Um ano depois, novo empréstimo, dessa vez para o Chelsea e o cenário repetiu. Desempenho abaixo, somente um gol em Stamford Bridge, até retornar ao Monaco em 2016.
Mark Hughes
Ao contrário dos outros dois nomes, Mark Hughes fez história em ambos os times. O ex-atacante é revelado pelo United e chegou ao time principal em 1980 como um dos nomes mais promissores de sua geração. Depois de passar por Barcelona e Bayern de Munique, retornou para os Red Devils em 1988.
O talento levou Hughes ao posto de ser um dos melhores atacantes da história do United. Ele ajudou o time na conquista de 11 títulos, sendo duas Premier League.
Ao deixar Manchester, Hughes partiu para Londres como reforços dos Blues em 1995. Com a experiência e o talento, o atacante ajudou o time a quebrar a seca de 26 anos sem título em 1997 ao conquistar a FA Cup.
George Graham
Embora seja mais conhecido pelos tempos de treinador do Arsenal, George Graham foi um nome importante para o meio-campo do Chelsea. Foram apenas dois anos na equipe, entre 1964 e 1966, mas ajudou o time na conquista da Copa da Liga Inglesa.
Ele permaneceu em Londres, mas como jogador dos Gunners, clube que teve sucesso na carreira. Até que chegou ao United em 1972, porém o tempo em Old Trafford foi menos distinto e não levantou taças.
Ray Wilkins
Histórico nome do futebol inglês, Ray Wilkins começou a carreira pelos azuis de Londres. Conhecido pelos passes precisos e a calma dentro de campo, foi nomeada capitão do time com apenas 18 anos. Embora nunca tenha sido campeão pelo clube na sua passagem entre 1973 e 1979, ele foi nomeado jogador do ano da equipe em 1976 e 1977.
Em 1979, chegou aos Red Devils e continuou sendo destaque dentro de campo. Ele foi campeão da FA Cup em 1982/83 e da Community Shield em 1983, até deixar o clube em 1984 para jogar no Milan.
Nemanja Matic
Com duas passagens por Stamford Bridge, Nemanja Matic se destacou pela segunda vez em que vestiu a camisa dos Blues. Ele foi contratado pelo clube em 2009, permanecendo até 2011, até retornar ao time em 2014.
Em mais de 150 jogos, Matic se destacou, ajudando o time na conquista da Premier League em 2014/15 e 2016/17.
Como pedido de José Mourinho, o meia se juntou ao Manchester United em 2017, trazendo experiência e estabilidade no meio-campo, mas não conseguiu ganhar títulos. Ele deixou o time em 2022.
Outros nomes que jogaram pelos dois times
- Juan Mata
- Mason Mount
- Romelu Lukaku
- Paul Parker
- Mark Bosnich