O Manchester United recebe o Brighton neste sábado (16), às 11h (horário de Brasília), pela quinta rodada da Premier League, que está de volta após a parada para a Data Fifa.
Com apenas duas vitórias em quatro jogos, a equipe de Erik Ten Hag busca se reabilitar na tabela contra o atual 6º colocado, que passou por cima do forte Newcastle na última rodada. O confronto tem um contexto além do momento atual das duas equipes.
Promessa do Brighton custou R$ 300 milhões ao United
O Brighton deve contar na partida com o atacante irlandês Evan Ferguson, de apenas 18 anos. Apesar da pouca idade, o jovem foi o grande destaque da última rodada, quando marcou os três gols da vitória sobre os Magpies. Ele está na sua terceira temporada como profissional e já desponta como uma das maiores promessas europeias — em 2022/23, fez 10 gols em 25 jogos.
Ferguson está no Brighton desde as categorias de base, mas poderia ter um destino diferente. Isso porque, aos 16 anos, fez um teste no Manchester United, mas acabou reprovado pelo clube. Em maio último, o diretor da base dos Red Devils, Nick Cox, deu uma declaração à “Sky Sports” na qual chamou a reprovação do irlandês de “erro de 50 milhões de libras” (R$ 300 milhões).
O preço deve ser o mínimo exigido pelos Seagulls para vender a promessa. A expectativa é que seja ainda maior, uma vez que Ferguson renovou o contrato até 2028 e começou bem a temporada — ainda mais depois do mesmo time exigir 115 milhões de libras para negociar Moises Caicedo com o Chelsea.
A ironia é que o camisa 9 talvez seja a maior carência do elenco atual de Ten Hag. O clube desembolsou 70 milhões de libras para trazer Rasmus Hojlund, de 20 anos, que estava na Atalanta. Mas o dinamarquês está longe de se provar na Premier League, coisa que Ferguson já fez.
Evan Ferguson x Rasmus Hojlund em 2022/23
- Ferguson: 10 gols e 3 assistências em 25 jogos na Inglaterra (0,5 participações diretas por jogo)
- Hojlund: 10 gols e 2 assistências em 34 jogos na Itália (0,3 participações diretas por jogo)
EVAN FERGUSON HAS HIS HAT-TRICK! 🌟 pic.twitter.com/dZ3RJi53SJ
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) September 2, 2023
Ferguson foi recusado em outro clube do Big Six
A história de Ferguson no United foi semelhante a outra que aconteceu em mais um clube do Big Six. Ele foi rejeitado pelo Tottenham quando tinha 15 anos — os olheiros dos Spurs levantaram preocupações sobre o potencial físico de Ferguson quando ele ainda era um adolescente.
Apesar de verem potencial no jovem, as negociações para um acordo não avançaram porque os olheiros sentiram que o atacante já havia atingido quase todo o seu potencial físico e tinham dúvidas sobre se o resto de seu jogo poderia compensar. Mas Ferguson cresceu para se tornar um atacante de 1,88 metros e se desenvolveu consideravelmente nos anos seguintes.
Conhecido também como “novo Kane”, o irlandês ainda esteve na mira de Liverpool, Chelsea, Bayern de Munique, Barcelona e Napoli durante a última temporada, mas escolheu ficar no time da Premier League que disputará, pela primeira vez na história, a Liga Europa nesta temporada.
Ele também tem sido escalado como companheiro de ataque de João Pedro, revelado pelo Fluminense e maior contratação da história do Brighton.