Sir Jim Ratcliffe está prestes a fechar um acordo de 1,3 bilhão de libras (R$ 6,9 bilhões) com os Glazers, atuais donos do Manchester United, o que fará com que sua empresa, a INEOS, adquira uma participação de 25% no clube, o que se espera ser o primeiro passo para uma aquisição integral no futuro. Mas o conglomerado petroquímico do bilionário britânico já possui o Nice, da França, o que pode se tornar um problema para os Red Devils jogarem a Champions League.
De acordo com a regra da Uefa, a única forma de Manchester United e Nice jogarem competições europeias na próxima temporada seria com um garantindo uma vaga direta na fase de grupos da Champions League e outro se classificar diretamente pela Conference League.
O artigo 5.02 do regulamento da Uefa diz que equipes controladas pelo mesmo dono não podem se confrontar numa mesma competição. Portanto, se ambos se classificarem para a fase de grupos da Champions League, o que estiver melhor colocado na liga será qualificado e o outro será banido. No entanto, se ambos terminassem a temporada na mesma posição, o Manchester United jogaria a Liga dos Campeões pelo fato da Premier League estar no topo da “lista de acesso” da Uefa.

Solução para o Manchester United
O Nice é o vice-líder do Campeonato Francês, enquanto o Manchester United é o sexto na Premier League. Mas os dois clubes podem ficar esperançosos após o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, declarar durante uma conversa com o ex-capitão dos Red Devils, Gary Neville, que as regras de propriedade de mais de um clube serão relaxadas em breve.
— Não estamos pensando apenas no Manchester United. Tivemos cinco ou seis proprietários de clubes que querem comprar outro clube. Temos que ver o que fazer. Não deveríamos simplesmente dizer não aos investimentos em multiclubes. Mas temos de ver que tipo de regras estabelecemos nesse caso, porque as regras têm de ser rigorosas — disse.
A norma da Uefa foi criada no intuito de combater uma possível entrega de um dos times em caso de confronto direto. Mas Cerefin tem suas dúvidas sobre a questão.
— De um ponto de vista, é verdade que se você é dono de dois clubes e eles jogam na mesma competição, você pode dizer a um clube para perder porque quer que o outro ganhe. Mas para você, como jogador de futebol, você acha que é tão fácil fazer isso, dizer a um treinador, perder o jogo porque o outro quer ganhar? — complementou.