Manchester United avança contato com De Zerbi e cogita Pochettino para substituir Ten Hag

5 minutos de leitura

O Manchester United está em busca de um novo treinador após a temporada inconstante sob o comando de Erik ten Hag. Segundo o jornal inglês “The Guardian”, Roberto De Zerbi, ex-técnico do Brighton, surge como o principal candidato para assumir o cargo.

O italiano tem atraído a atenção da nova gestão do clube liderada por Sir Jim Ratcliffe. No entanto, além dele, Mauricio Pochettino, que deixou o Chelsea, também está entre os alvos.

De Zerbi no Manchester United?

De acordo com o periódico britânico, Ten Hag deve ser demitido e os Red Devils já entraram em contato com De Zerbi pessoalmente. O italiano é um dos nomes mais cobiçados do mercado e decidiu deixar o Brighton depois de quase duas temporadas.

O movimento de De Zerbi também se dá pela facilidade de explorar o mercado que o treinador não teria se estivesse empregado. Em seu contrato com os Seagulls havia uma multa rescisória de 15 milhões de euros, o que dificultaria possíveis interessados.

Roberto De Zerbi Brighton
Roberto De Zerbi, ex-técnico do Brighton (Foto: Icon Sport)

Ele já foi colocado como alvo de Liverpool e Barcelona — que já definiram seus novos treinadores. Agora, também tem sido colocado nas conversas para assumir o Chelsea e, com mais força, no Manchester United.

O atual treinador dos Red Devils, no entanto, não sabe se continuará ou não. Após a conquista do título da FA Cup sobre o Manchester City no último sábado, Ten Hag foi enfático:

— Dois troféus em dois anos não é ruim. Mas não estou satisfeito. Se eles não me quiserem mais, eu irei [para outro lugar] para ganhar troféus, porque é isso que faço em toda a minha carreira — afirmou o holandês.

A concorrência para substituir Ten Hag

O estilo de jogo atraente de De Zerbi, baseado na posse de bola, e sua conquista de uma vaga europeia com o Brighton pela primeira vez na história do clube impressionaram Ratcliffe. No entanto, ele não é o único que agrada o novo dono do clube.

O italiano se junta a uma lista de candidatos que, segundo o The Guardian, inclui Thomas Tuchel, Kieran McKenna, Mauricio Pochettino e Thomas Frank. No entanto, a experiência e o estilo de jogo de De Zerbi o colocam na liderança da disputa.

Erik ten Hag técnico do Manchester United
Erik ten Hag, técnico do Manchester United (Foto: Icon Sport)

McKenna, que levou o Ipswich Town de volta à Premier League, também era alvo do Chelsea, mas rejeitou a possibilidade e é outro nome forte para os Red Devils. Pochettino, ex-treinador dos Blues, é um nome surpreendente entre os cogitados.

Enquanto seu futuro é uma incógnita no Old Trafford, o treinador holandês tem sido cada vez menos contido em suas opiniões ao longo do tempo. Também depois da final, ressaltou como o clube “estava uma bagunça” quando chegou:

— Estou em um projeto. Estamos exatamente onde queremos estar. Estamos construindo uma equipe. Quando assumi, era uma bagunça. A equipe está se desenvolvendo e vencendo. É sobre ganhar troféus. A equipe joga com identidade. Você precisa de um elenco forte.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]