O atacante dinamarquês Rasmus Hojlund chegou ao Manchester United em agosto de 2023, apenas um mês depois de Viktor Gyökeres desembarcar em Portugal para defender o Sporting.
A trajetória de cada um dos atacantes nos respectivos clubes começou na temporada passada, porém, ao contrário do sueco, Hojlund passa por altos e baixos no time.
Parte do sucesso de Gyökeres é atribuída ao fato de o técnico Rúben Amorim ter moldado o Sporting às características do atacante. Na atual temporada, o jogador tem 23 gols e quatro assistências em 18 partidas, enquanto o dinamarquês, que ficou fora de combate por alguns jogos do United devido a uma lesão, soma dois gols em 12 duelos disputados.
Com esse cenário, o futuro técnico do Manchester United, Rúben Amorim, pode repetir o feito e ajudar Hojlund a prosperar no time assim como fez com Gyökeres no Sporting?
Gyökeres sai da Inglaterra e se torna ‘sensação’ do futebol europeu
Antes de migrar para o futebol português, o sueco de 26 anos havia defendido as camisas de Brighton, Swansea e Coventry City na Inglaterra, mas só conseguiu mais projeção na carreira — e até conquistou o posto de atacante “sensação” da Europa — sob o comando de Amorim.
O prestígio não é à toa. Em pouco mais de um ano de clube, Gyökeres marcou 66 gols e serviu companheiros em outras 19 oportunidades. Isso inclui o hat-trick diante do Manchester City na Champions League.
Para se ter ideia, os números são maiores do que os alcançados no time em que ele mais jogou, o Coventry City (116 partidas). Na equipe inglesa, anotou 43 tentos e 17 passes para companheiros.
Para que isso acontecesse, Amorim consolidou na equipe os esquemas táticos 3-4-3 — seu favorito — e 3-4-2-1. Antes da chegada de Gyökeres, o time não tinha um exímio camisa 9, mas, com o sueco, a equipe toda se movimenta bastante e permite ao atleta ficar mais restrito ao ataque.
Viktor Gyökeres costuma ficar na altura do meio-campo quando a bola está na zona de defesa do Sporting e proporciona um bom escape na transição para o campo ofensivo. O atacante recebe a bola dos companheiros e logo parte em direção à meta adversária, como mostrou em algumas das oportunidades que teve na partida contra o City. Com a força física, também não tem problemas no um contra um.
Ser goleador não é a única característica do camisa 9 do Sporting. O jogador tem boa explosão, drible e rapidez, além de frequentemente deixar os colegas em condições favoráveis de balançar as redes. Ao todo, fez nove gols e deu quatro assistências em seis jogos da seleção sueca na Nations League 2024/25, e teve estes atributos exaltados pelo treinador.
— Ele é brilhante. É um goleador incrível, consegue criar espaços e oportunidades para os seus companheiros. É difícil dizer o que ele pode acrescentar ao seu jogo. Neste momento, tem o pacote completo —, disse Jon Dahl Tomasson, técnico da Suécia, ao portal “Fotbollskanalen”.
A performance de Gyökeres no Sporting e na Suécia o colocou nas primeiras posições do ranking de artilheiros entre jogadores da temporada europeia com 32 gols em 24 jogos no total.
Hojlund tem ‘muito potencial’ para evoluir no Manchester United
Rúben Amorim adaptou o Sporting aos pontos fortes de Gyökeres e, caso aplique a mesma tática no Manchester United, tem tudo para colaborar com o crescimento de Hojlund.
O dinamarquês de 21 anos tem velocidade e boa leitura de jogadas como pontos positivos, e chamou a atenção dos Red Devils pelo desempenho na Atalanta, onde anotou 10 gols e quatro assistências em 34 jogos.
A idade é mais um fator à seu favor. Por ser jovem, Hojlund tem margem para evoluir ainda mais. O atacante tem, até agora, 18 gols e duas assistências em 55 partidas no United. Nesta temporada, também defendeu a seleção da Dinamarca em oito oportunidades entre Nations League e Eurocopa, mas não balançou as redes.
No entanto, Hojlund sofre por receber poucas bolas em condições de finalização em jogos dos Red Devils. Este tem sido, inclusive, um ponto de angústia da equipe nesta temporada: há posse de bola e troca de passes no ataque, mas as oportunidades não são convertidas em gols.
Na Premier League, por exemplo, o time tem o quarto pior ataque da competição com 12 gols marcados, enquanto o líder deste quesito, Tottenham, tem 23. Para melhorar esse dado, o jornal “Mirror” pontuou que a ideia do técnico seria levar Gyökeres a Old Trafford para o sueco se unir a Hojlund como uma das opções no ataque.
Assim, o ex-técnico interino do Manchester United, Ruud van Nistelrooy, aconselhou Hojlund a se manter calmo diante das comparações com Gyökeres e acreditar em si mesmo.
Como jogador, Van Nistelrooy foi centroavante ídolo do United com 150 gols e 29 assistências em 219 partidas entre 2001 e 2006. Enquanto estava como treinador, o holandês destacou a confiança no camisa 9 em entrevista coletiva.
— Ele é jovem e promissor, e o trabalho que faz no dia a dia vai valer a pena no final. Ele é um garoto com muito potencial que pode mudar o jogo em um segundo –, enfatizou.
🔴✨ Van Nistelrooy on Højlund-Gyökeres comparisons: “Rasmus has to stay calm and believe in himself”.
“He’s a guy with great potential who can change the game in a second”. pic.twitter.com/nsSvAWHBGF
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) November 6, 2024