O Manchester Untied está perto de contratar mais um reforço de peso no mercado de transferências. Isso porque o clube inglês pode fechar com o volante Manuel Ugarte, do PSG.
Segundo o site inglês “The Athletic”, o uruguaio estava com viagem marcada para Manchester na terça-feira (27). Ele foi anunciado como novo jogador dos Red Devils no último dia da janela de transferências, nesta sexta (30).
A negociação por Ugarte
O volante era alvo do clube inglês durante grande parte da janela de transferências e as equipes finalmente chegaram a um acordo. O grande empecilho era o formato de pagamento.
O PSG queria uma taxa fixa pelo uruguaio, mas os Red Devils adicionaram valores referentes a bônus e uma cláusula de venda para garantir lucro futuro aos franceses.
Inicialmente, o clube francês pedia 60 milhões de euros de uma vez só, valor que o clube de Manchester afirmou não conseguir pagar imediatamente.
Em meio às negociações, o United fechou o acordo com o PSG por um total de 60 milhões de euros (R$ 367 milhões), mas com adendos. Destes, 10 milhões serão relacionados a bônus e vinculados ao desempenho do jogador em Old Trafford.
Além disso, o PSG terá 10% do valor total de qualquer valor de venda que o time da Premier League envolva Ugarte no futuro — não apenas dos lucros.
O mercado do Manchester United
Segundo o The Athletic, o United chegou a explorar alternativas. Uma possível era o meio-campista do Burnley, Sander Berge, que depois juntou ao Fulham. Um acordo para contratar novamente Sofyan Amrabat, criticado na temporada passada, também não foi descartado.
Caso concretize sua ida ao Old Trafford, o uruguaio se tornará a quinta contratação do United nesta janela. Antes dele, chegaram Joshua Zirkzee, Leny Yoro, Matthijs de Ligt e Noussair Mazraoui.
A sua transferência também coincide com o acordo dos Red Devils para vender um de seus meio-campistas. O clube chegou a um consenso com o Napoli sobre a venda de Scott McTominay.
O time italiano concordou em pagar uma taxa na região de 30 milhões de euros pelo escocês. Ele cresceu de desempenho no último ano, mas estava no seu último ano de contrato e o clube decidiu lucrar com sua venda antes de poder perdê-lo de graça.
Problemas para brasileiros?
A chegada de Ugarte impacta a situação de dois brasileiros: Casemiro, do próprio Manchester United e André, volante do Fluminense e alvo da Premier League nos últimos anos.
Isso porque o uruguaio briga pela posição de Casemiro — uma vez que Mainoo, o outro volante da equipe, parece mais solidificado no projeto do clube. Seria também um processo natural de substituição, saindo o mais velho.
Casemiro viveu de altos e baixos na última temporada, assim como todo o elenco. Chegou a perder convocações para a seleção brasileira e ver seu nome no meio de rumores de uma possível venda.
Além do veterano, André também deve ser impactado. A Trivela havia informado anteriormente que o volante do Fluminense era a segunda opção da direção dos Red Devils para a posição.
Caso não houvesse acordo por Ugarte, o brasileiro seria a próxima tentativa. Ele já foi alvo do próprio United anteriormente, assim como de Fulham e Liverpool em janelas anteriores.