O West Ham é um dos protagonistas na atual janela de transferências na Premier League. Após anunciar Jean-Clair Todibo, o clube londrino encaminhou sua sétima contratação neste sábado (10). Trata-se de Aaron Wan-Bissaka, lateral-direito do Manchester United.
Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, os Hammers pagaram 15 milhões de libras (R$ 105 milhões na cotação atual) para tirar o jogador de 26 anos dos Red Devils. Ele é esperado em Londres neste domingo (11), onde realizará os exames médicos antes de assinar contrato.
🚨⚒️ Aaron Wan-Bissaka to West Ham, here we go! Verbal agreement in place for right back to join #WHUFC from Man United as planned.
Understand medical tests already booked on Sunday for AWB! 🩺
Fee will be £15m. Man United authorized AWB to travel… Mazraoui, joining soon. pic.twitter.com/3tkpbPHBHm
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 10, 2024
No West Ham, Wan-Bissaka buscará recuperar a boa fase
Revelado nas categorias de base do Crystal Palace, Wan-Bissaka viveu grande momento pelos Eagles na temporada 2018/19, quando despertou o interesse do Manchester United. No verão de 2019, os Red Devils desembolsaram 50 milhões de libras e acertaram sua contratação.
Não demorou muito para Wan-Bissaka cair nas graças do torcedor do United. Seu vigor físico, aliado à regularidade e solidez defensiva, fizeram o lateral inglês ganhar a vaga de titular. Somando 2019/20 e 2020/21, ele disputou 100 jogos, marcou dois gols e concedeu nove assistências.
Nas duas últimas temporadas, entretanto, a realidade de Wan-Bissaka em Old Trafford mudou. O lateral sofreu com lesões, não conseguiu manter o mesmo nível de atuação e acabou perdendo espaço com Erik Ten Hag.
Isso, inclusive, minou sua participação na seleção inglesa. Presença frequente nas listas de Gareth Southgate, o camisa 29 ficou de fora da relação para Eurocopa deste ano.
Wan-Bissaka pelo Manchester United
- 190 jogos
- 2 gols
- 13 assistências
- 2 títulos
A queda de desempenho e as incertezas que o cercavam com a continuação de Ten Hag fizeram Wan-Bissaka cogitar uma mudança de ares. Quando foi procurado pelo West Ham e escutou o projeto do clube, ele não teve dúvidas de qual caminho seguir.
Sai Wan-Bissaka, chega Mazraoui
O Manchester United só aceitou a oferta do West Ham por Wan-Bissaka, pois, paralelo a esse negócio, tinha engatilhada a contratação de Noussair Mazraoui. De acordo com Fabrizio Romano, a operação foi fechada por 20 milhões de euros — R$ 120 milhões.
O lateral marroquino do Bayern de Munique assinará contrato válido por cinco anos com os Red Devils. Ele também interessava ao West Ham que, ciente da forte concorrência nas tratativas, optou por focar em Wan-Bissaka.
Além de Mazraoui, o United fechou a contratação de Matthijs de Ligt junto ao Bayern neste sábado (10). A transação gira em torno de 45 milhões de euros (taxa fixa), mais complementos de 5 milhões de euros.
Anteriormente, o maior campeão inglês havia confirmado as chegadas de Leny Yoro, zagueiro ex-Lille, e Joshua Zirkzee, atacante ex-Bologna.