Atual capitão do Manchester United, Harry Maguire é um dos principais cotados para deixar o clube antes da temporada 2023/24. O zagueiro que virou reserva sob o comando de Erik Ten Hag poderia render até 50 milhões de libras para os cofres dos Red Devils.
A saída de Maguire abriria a vaga de capitão no elenco do United. E, de acordo com o divulgado pelo “Mirror”, mesmo a permanência do zagueiro não impedirá que Ten Hag nomeie um novo dono da faixa. A atitude é esperada dentro de um contexto onde Maguire perdeu relevância e o clube passou a ter outras referências em campo.
O próprio “Mirror” listou os cinco principais candidatos a se tornarem o novo capitão do United, numa relação em que também chama a atenção a ausência de Casemiro. Confira:
Bruno Fernandes
O meia português é a escolha mais óbvia e natural. Fernandes usou a faixa por boa parte da temporada 2022/23 e lidou bem com a responsabilidade. Ele ainda é uma peça-chave do time de Ten Hag — jogou 53 vezes na última temporada e não foi titular em apenas um jogo da Premier League. O que pode pesar contra o meia, de acordo com o “Mirror”, é o seu temperamento quando a situação não está favorável.
🗣 “BRUNO! BRUNO! BRUNO!” ❤️
Our talismanic midfielder has been voted as our April Player of the Month! 💪#MUFC || @B_Fernandes8 pic.twitter.com/kxg03AxWt3
— Manchester United (@ManUtd) May 6, 2023
Varane
O experiente zagueiro francês tem um currículo que também o torna candidato: campeão do mundo, 93 jogos com a seleção francesa e 10 anos de experiência e muitos títulos no Real Madrid. Mas duas coisas colocam em xeque sua capacidade de liderança. A primeira é a quantidade de lesões — Varane só começou jogando em 22 jogos da Premier League na última temporada, e apenas 20 na anterior (que foi a de estreia pelo United).
Além disso, o zagueiro nunca foi capitão de nenhuma de suas equipes. Ele sempre jogou com Hugo Lloris usando a faixa na França e com Casillas, Sergio Ramos e Benzema com esse posto no Real.
Lisandro Martínez
Apesar de só ter uma temporada no United, o argentino parece um candidato natural para a vaga pela sua personalidade e influência na equipe. Ele chegou ao clube por indicação de Ten Hag, com quem jogou no Ajax, e superou qualquer desconfiança nas 45 partidas que fez, 38 como titular. Nesse meio tempo, Martínez ainda foi campeão do mundo com a Argentina.
Lisandro Martinez *loves* defending 👏#MUFC || #MUNCRY
— Manchester United (@ManUtd) February 5, 2023
Luke Shaw
Com a saída confirmada de De Gea, Luke Shaw se tornou o jogador do elenco com mais tempo de casa e, por isso, outro candidato natural a ser capitão. O jogador de 27 anos chegou em 2014 e já tem 260 jogos pelo United. Ainda retomou a confiança a partir da chegada de Ten Hag e correspondeu até quando foi deslocado para a zaga.
Marcus Rashford
Camisa 10, cria da base, estrela do time e respeitado por todos os companheiros. Se o critério for técnico, o escolhido poderia ser Rashford, mesmo que com apenas 25 anos. O inglês aparece entre os titulares da equipe desde 2015 e, na última temporada, viveu a melhor fase da carreira, somando 30 gols em 56 jogos.
❤️ Rashford is red.@MarcusRashford is the first #MUAcademy graduate to win our Player of the Year award since 1998 👏#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) May 29, 2023