Manchester United 1999: O time que realizou o sonho impossível

O United é o único time a inglês a conquistar o "Treble", a tríplice coroa

5
691
manchester united 1999
Foto: Reprodução/Getty

É sabido que o calendário do futebol inglês é um dos mais exigentes do mundo. Todos os times disputam pelo menos três competições ao longo da temporada, o que torna a tarefa de ser campeão da Premier Legue, da Copa da Inglaterra e da Champions League praticamente impossível. Bem, não para o Manchester United 1999!

Ganhar a Premier League e uma das Copas na mesma temporada é um feito bastante complicado. Quem vence a Premier League e a FA Cup no mesmo ano, consegue o “Double”.

A façanha da “Tríplice Coroa”, chamada de “Treble” na Inglaterra, era considerada um sonho impossível, dada à gigante dificuldade. Apenas uma vez na história um time conseguiu este feito. Foi o Manchester United 1999.

Para falar desse time do United é necessário voltar um pouco no tempo. Sendo mais preciso, para 1992. Naquele ano saiu da base do United uma das gerações mais vitoriosas da história do futebol inglês.

Na foto abaixo, da esquerda para a direita: Eric Harrison (responsável pela base do United naquela época), Ryan Giggs, Nicky Butt, David Beckham, Gary Neville, Phil Neville, Paul Scholes e Terry Cooke (o único que não deu certo no time de cima).

Eles, com exceção de Cooke, se juntariam a nomes como Peter Schmeichel, Jaap Stam, Roy Keane, Dwight Yorke, Ole Gunnar Solskjaer, entre outros, para formar o time que teve a temporada mais vitoriosa da história de um clube inglês.

Manchester United 1999: Campeão da Premier League

O time começou vacilante, com dois empates nos dois primeiros jogos, mas logo na sequência se recuperou, fazendo uma campanha quase irrepreensível. Perdeu apenas três jogos durante toda a temporada, com uma sequência invicta que começou no Boxing Day, contra o Nottingham Forest e foi até o final do campeonato.

Durante toda a campanha, o United foi seguido de perto por Arsenal e Chelsea, sendo que entre a 33ª e a 35ª rodada, os Gunners lideraram a tabela. Na antepenúltima rodada, no entanto, o Manchester United recuperou a liderança após uma apertada vitória contra o Middlesbrough.

Na rodada seguinte, um tropeço diante do rebaixado Blackburn poderia ter custado o título, mas a derrota do Arsenal para o Tottenham fez com que o United dependesse apenas de si na última rodada, exatamente contra os Spurs. E o título veio com a vitória de virada, por 2 a 1.

Manchester United 1999: Campeão da Copa da Inglaterra

Na FA Cup, todas as classificações conseguidas pelo United vieram com sofrimento. De tal forma que, na estreia, 3 a 1 contra o Middlesbrough, os dois últimos gols saíram nos últimos 10 minutos.

Na rodada seguinte, clássico contra o grande rival Liverpool. Michael Owen abriu o placar para os Reds logo no começo, e parecia que seu time sairia vitorioso, mas com gols de Yorke e Solskjaer, aos 43 e aos 45 minutos da etapa final, o United conseguiu uma virada sensacional.

Na sequência, Fulham e Chelsea caíram, até o duelo pela semifinal contra o Arsenal, que ficou marcada na história.

Em jogo disputado no Villa Park, muitas chances perdidas e o placar não se alterou nos 120 minutos de jogo, forçando o replay, apenas 3 dias depois, no mesmo estádio.

Veja mais: Os 10 maiores artilheiros da Premier League

Com belos gols marcados por Beckham e Dennis Bergkamp, o segundo jogo também se encaminhava para a prorrogação. Mas nos acréscimos Phil Neville cometeu pênalti em Ray Parlour.

A classificação do Arsenal parecia certa, mas Schmeichel defendeu a cobrança de Bergkamp, forçando a prorrogação, que o United teria de jogar com um homem a menos, após a expulsão de Roy Keane.

Foi quando brilhou a estrela de Ryan Giggs, que passou por toda a defesa do Arsenal e marcou o gol da vitória, levando o United à final, contra o Newcastle.

Na final, as coisas foram mais fáceis. Vitória por 2 a 0, sem maiores sustos, com gols de Sheringham e Scholes. Os dois principais títulos nacionais estavam assegurados. Mas o melhor ainda estava por vir.

Manchester United 1999: Campeão da Champions League

O Manchester United eliminou o LKS Lodz na fase preliminar, antes de avançar para a fase de grupos.

Sem dúvida, o sorteio não foi generoso com os Red Devils. O United teve pelo caminho Bayern e Barcelona, além do Brondby, da Dinamarca. Com duas vitórias e quatro empates, o United avançou no segundo lugar, atrás do Bayern.

Naquele ano, apenas o líder do grupo tinha vaga nas quartas de final.

Além disso, os 2 segundos colocados com melhor campanha também avançavam. O United ficou exatamente com a 2ª melhor campanha entre os segundos, conseguindo a última vaga.

Nas quartas, o adversário era a Internazionale. Vitória por 2 a 0 em Old Trafford, e um empate em 1 a 1 em Milão classificaram o United.

Na semi, a Juventus estava no caminho. Em Manchester, a Juve saiu na frente, mas o United empatou nos acréscimos.

Na volta, a Juve abriu 2 a 0, com gols de Inzaghi nos primeiros 15 minutos. Mas o United virou de forma impressionante. Keane, Yorke e Cole calaram o estádio Delle Alpi e colocaram o United em uma final de Champions após 31 anos de jejum.

Uma das finais mais impressionantes de todos os tempos

O adversário da final era mais uma vez o Bayern de Munique. Logo aos seis minutos, Mario Basler colocou os alemães na frente, em cobrança de falta.

Apesar de o United ter mais posse de bola, mas o Bayern era mais perigoso.

No segundo tempo, no entanto, Ferguson colocou em campo Sheringham e Solskjaer, nos lugares de Blomqvist e Cole, respectivamente.

O gol teimava em não sair, o jogo chegou aos 45 do segundo tempo, a torcida alemã já ensaiava gritos comemorando o título. Mas a estrela do treinador brilharia no último instante, mais uma vez.

No primeiro dos três minutos de acréscimo deles, o United conseguiu um escanteio. Schmeichel foi para a área, no desespero. Beckham fez a cobrança, a defesa afastou para a entrada da área, Giggs tentou o chute e Sheringham completou para as redes, empatando a partida.

Logo após o recomeço do jogo, o United retomou a bola e conseguiu um novo escanteio. E o que parecia impossível aconteceu.

David Beckham cruzou, Teddy Sheringham desviou na 1ª trave e a bola encontrou Solskjaer, que fez o gol do título. Pela primeira vez um clube, um time inglês era campeão das 3 competições mais importantes da temporada.

O Manchester United 1999 fez história!

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Times que ganharam o Campeonato Inglês e você nem sabia

5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente texto!! Eu gosto de acompanhar o futebol inglês, e sigo o site e o perfil do twitter, e nunca tinha ouvido falar nessa história, parabéns. Isso prova que o futebol também é cultura.

Comments are closed.